30.1 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

Casamento pode aumentar risco de obesidade em homens, aponta estudo

Um estudo recente realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia de Varsóvia, na Polônia, revelou que o casamento pode triplicar as chances de obesidade nos homens, enquanto para as mulheres o impacto não foi significativo. A pesquisa, com base em dados de 2.405 adultos, mostra que a taxa de obesidade entre casados é 3,2 vezes maior que entre solteiros. A mudança no estilo de vida e na alimentação após o casamento pode ser um dos principais fatores desse aumento, especialmente nos homens, que tendem a adotar hábitos mais sedentários e menos preocupados com a alimentação. Para as mulheres, a pressão social para manter a forma parece ser um fator compensatório.

A Dra. Alicja Cicha-Mikolajczyk, autora do estudo, explicou que a obesidade nas mulheres é mais estigmatizada e, por isso, elas têm maior tendência a adotar medidas para perder peso. O casamento também altera a rotina alimentar, com os casais muitas vezes consumindo mais alimentos calóricos e praticando menos atividades físicas. No entanto, a união também pode trazer benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, conforme indicam outros estudos.

Para evitar o ganho de peso após o casamento, especialistas sugerem planejar a alimentação, praticar atividades físicas em casal, controlar as porções e equilibrar momentos sociais com hábitos saudáveis. No Brasil, a obesidade é um problema de saúde pública crescente, e políticas públicas precisam ser adotadas para ajudar a combater o aumento dessa condição.

Embora o estudo ainda necessite de mais pesquisas, ele destaca a importância de os casais se atentarem aos hábitos de vida após o casamento, equilibrando momentos de prazer e saúde para manter o bem-estar físico e mental.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: “Eu só me defendi”: Suspeito de esfaquear três pessoas no Balneário alega legítima defesa

Jovem de 21 anos foi preso enquanto trabalhava em lava jato no centro de Três Lagoas nesta sexta-feira, 02, onde à Caçula ele afirma ter reagido a agressões durante show.

Vendedor de pães morre em colisão frontal com carro entre Brasilândia e Três Lagoas

Wallace Monteiro, de 30 anos morreu no local. Já a motorista do carro foi levada ao hospital, mas sem risco de morte.

Ladrão é preso após furtar bicicleta elétrica na porta de hospital

Criminoso possui extensa ficha e foi preso com uma faca e ferramentas usadas para arrombamento nesta sexta-feira, 02.