16.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Casamento pode aumentar risco de obesidade em homens, aponta estudo

Um estudo recente realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia de Varsóvia, na Polônia, revelou que o casamento pode triplicar as chances de obesidade nos homens, enquanto para as mulheres o impacto não foi significativo. A pesquisa, com base em dados de 2.405 adultos, mostra que a taxa de obesidade entre casados é 3,2 vezes maior que entre solteiros. A mudança no estilo de vida e na alimentação após o casamento pode ser um dos principais fatores desse aumento, especialmente nos homens, que tendem a adotar hábitos mais sedentários e menos preocupados com a alimentação. Para as mulheres, a pressão social para manter a forma parece ser um fator compensatório.

A Dra. Alicja Cicha-Mikolajczyk, autora do estudo, explicou que a obesidade nas mulheres é mais estigmatizada e, por isso, elas têm maior tendência a adotar medidas para perder peso. O casamento também altera a rotina alimentar, com os casais muitas vezes consumindo mais alimentos calóricos e praticando menos atividades físicas. No entanto, a união também pode trazer benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, conforme indicam outros estudos.

Para evitar o ganho de peso após o casamento, especialistas sugerem planejar a alimentação, praticar atividades físicas em casal, controlar as porções e equilibrar momentos sociais com hábitos saudáveis. No Brasil, a obesidade é um problema de saúde pública crescente, e políticas públicas precisam ser adotadas para ajudar a combater o aumento dessa condição.

Embora o estudo ainda necessite de mais pesquisas, ele destaca a importância de os casais se atentarem aos hábitos de vida após o casamento, equilibrando momentos de prazer e saúde para manter o bem-estar físico e mental.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo