37.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Brasil negocia libertação de três-lagoense detido na Ucrânia

Para o jornalismo da Rádio Caçula, o Itamaraty confirmou a procura dos familiares de Caio Henrique de Lima à representação do Brasil em Kiev, onde o governo do país europeu foi questionado sobre sua prisão.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está atuando nas negociações para a libertação de Caio Henrique de Lima, brasileiro de 28 anos, capturado pelo exército ucraniano após se alistar nas forças russas. Caio, que se mudou para Moscou em abril deste ano, foi detido em Kiev no mês de agosto. Segundo relatos da família, ele teria sido coagido a assinar um contrato militar para combater na guerra contra a Ucrânia.

A família de Caio revelou que ele enfrentava condições severas na Ucrânia, além de problemas renais sem acesso a tratamento médico adequado. Diante da situação, a irmã do brasileiro entrou em contato com a embaixada brasileira em Moscou no final de agosto, o que iniciou o processo diplomático.

Caio chegou a solicitar ajuda direta ao Itamaraty, alegando que sua libertação dependeria da intervenção do governo brasileiro junto às autoridades russas. No entanto, pouco tempo depois, ele foi capturado pelas forças ucranianas, que consideram a possibilidade de que o brasileiro tenha se alistado nas forças russas como mercenário.

PARA A RÁDIO CAÇULA, ITAMARATY CONFIRMA PROCURA DE FAMILIARES À EMBAIXADA DO BRASIL EM KIEV

A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores foi procurada pelo jornalismo da Rádio Caçula nesta segunda-feira, 16. Em nota oficial, o Itamaraty alega que a representação do Brasil em Kiev, na Ucrânia foi procurada pelos familiares de Caio, onde à partir deste momento, será realizada uma segunda etapa, que é a confirmação, por parte do governo ucraniano de se o brasileiro estaria mesmo detido pelas forças militares do país.

Ainda em continuação aos questionamentos da reportagem, a embaixada informou que, caso venha uma confirmação por parte do governo do país europeu, as devidas atitudes serão tomadas em relação ao caso de Caio, e ao devido atendimento à seus familiares.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feirão Emprega Transporte vai oferecer mais de 400 vagas em Três Lagoas neste sábado

Evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a Casa do Trabalhador reúne mais de 20 empresas e promete processos seletivos imediatos para diversos setores.

Obras vai modernizar acesso de rodovia entre Três Lagoas e Inocência

Investimento prevê implantação e pavimentação de dois dispositivos rodoviários, garantindo logística eficiente e segura para o novo polo de celulose do Vale da Celulose

Três Lagoas recebe turnê inédita “Elas ao Cello” em outubro

Espetáculo gratuito de música clássica acontece no dia 3, às 20h, no Auditório Maior da UFMS, com ingressos limitados distribuídos pelo WhatsApp Mato Grosso do...