Seis homens foram condenados por invasão e furto em agência bancária no interior de MS. Crime ocorreu em janeiro de 2025; dois dos envolvidos receberam penas superiores a 12 anos de prisão.
Um grupo de seis homens foi condenado a penas que, somadas, ultrapassam 47 anos de prisão por envolvimento na invasão de uma agência bancária em Água Clara, município localizado a aproximadamente 135 quilômetros de Três Lagoas. O crime ocorreu em janeiro de 2025, quando os envolvidos tentaram acessar o interior do estabelecimento pelo telhado.
A decisão judicial estabeleceu as maiores penas para Patrick Gouvea, condenado a 16 anos e dois meses de prisão, e Robson dos Santos Jardim, que recebeu pena de 12 anos e seis meses. Ambos deverão cumprir a condenação em regime fechado. Os outros quatro integrantes também foram condenados, com penas que variam de três anos e cinco meses a cinco anos de prisão.
Invasão pelo telhado chamou a atenção da polícia
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a agência bancária fica na Avenida Benevenutto Ottoni, em Água Clara. A Polícia Militar foi acionada após o disparo do alarme de segurança do estabelecimento.
No local, os policiais encontraram uma escada de alumínio posicionada na lateral de uma igreja vizinha, que teria sido utilizada para alcançar o telhado do banco. Durante as buscas, também foram localizadas ferramentas que teriam sido usadas na invasão, além de dois aparelhos celulares abandonados pelos suspeitos.
Os investigadores encontraram ainda um colete à prova de balas com seis munições pertencentes à própria agência. O grupo conseguiu levar apenas um notebook, que não foi recuperado.
Investigação identificou a participação dos seis envolvidos
Conforme as investigações, os integrantes do grupo teriam dividido as tarefas para executar o crime. Enquanto alguns tentavam entrar no banco pelo telhado, outros ficaram responsáveis por observar a movimentação nas ruas próximas e monitorar a chegada de policiais.
A primeira tentativa foi interrompida após o disparo do alarme. Segundo a denúncia, os envolvidos chegaram a deixar o local, mas decidiram retornar depois de perceberem que a situação aparentemente havia se normalizado.
Na segunda tentativa, dois dos suspeitos conseguiram entrar na agência, mas não localizaram o cofre. O sistema de alarme de fumaça foi acionado, obrigando a dupla a fugir. Durante a ação, o grupo levou o notebook.
A identificação dos envolvidos foi possível, entre outros elementos da investigação, a partir dos celulares deixados no local. Durante as diligências, os policiais também encontraram cocaína com dois dos investigados, conforme o registro da ocorrência.
Condenações ultrapassam 47 anos
As penas determinadas pela Justiça foram distribuídas da seguinte forma:
- Patrick Gouvea: 16 anos e dois meses de prisão;
- Robson dos Santos Jardim: 12 anos e seis meses;
- Vailton Pereira Sousa: três anos e cinco meses;
- Romário de Moura Silva: cinco anos;
- Pedro Henrique da Rocha Lira: cinco anos;
- Vadelson Ferreira de Sousa: cinco anos.
Somadas, as condenações ultrapassam 47 anos de prisão. Patrick e Robson receberam as penas mais elevadas e deverão cumprir as sentenças em regime fechado.
O caso evidencia o trabalho de investigação realizado após a tentativa de invasão da agência bancária no município.


