26/01/2014 – Atualizado em 26/01/2014
Areia de praia é formada por cartilagens de peixes
Por: Jornal da Ciência
As imagens mostram uma maravilhosa formação natural.
Ela está longe de ser a mesmice que encontramos em boa parte das praias do mundo, onde a areia ‘comum’ predomina. Nesta, o que vemos são centenas de milhares de pedaços de cartilagem que, juntos, formam uma curiosa e exótica praia – certamente você não irá querer passar férias por lá!
Localizada na costa do Mar Salton – considerado bastante raso e salino, está situado diretamente na falha de San Andreas em uma área na Califórnia conhecida como intermediária entre os vales Imperial e Coachella – o local está enfrentando uma altíssima concentração de sal, o que está matando milhares de peixes, resultando na apelidada “praia da morte”.
Os peixes morrem e são levados até a borda da praia pelos ventos. Lá, ficam ressecando até entrar em processo de decomposição, onde suas cartilagens são quebradas naturalmente transformam-se em “areia”, compondo toda a praia.
O Mar Salton foi criado, originalmente, em 1905 em uma espécie de acidente que ocorreu quando um canal de irrigação do rio Colorado quebrou e formou um lago.
Este lago não possui entrada ou saída de água, então ele começou a sugar todo o sal do subsolo circundante. Estima-se que ele seja 30% mais salgado do que o Oceano Pacífico.

