33.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Três Lagoas é a segunda cidade do estado com mais casos de suicídio

Em 2017 foram 157 mortes por suicídio. Em 2018 já foram registrados 91 tentativas e 7 pessoas morreram

11/09/2018 10h50
Por: Ana Carolina Kozara

“Quem comete suicídio quer matar a dor e não tirar a própria vida”. Todos os anos centenas de pessoas são vítimas de doenças mentais que podem levar ao suicídio e no mês de Setembro todo o país se mobiliza pela valorização da vida realizando campanhas de prevenção ao suicídio.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha surgida no Brasil, desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio e participação ativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com mais ocorrências de suicídio no ranking nacional e Três Lagoas é o segundo município que teve mais casos registrados em 2017.

No ano passado, 500 pessoas tentaram cometer suicídio, destas 157 morreram, já este ano, entre os meses de janeiro e agosto foram registrados 91 casos de tentativa de suicídio, sendo sete deles consumados. Os Bombeiros foram acionados 24 vezes para impedir o crime contra a vida.

O psicólogo do CAPS II da SMS de Três Lagoas, Igor Queiroz Paes, informou que Três Lagoas e outros três municípios do estado foram selecionados pelo Ministério da Saúde como cidades de referência de Mato Grosso do Sul para aplicação de recursos especiais, a serem destinados em capacitação de pessoal, material educativo e ações específicas de mobilização nacional contra o avanço de casos de suicídio.

Dados do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, apontaram que a maioria dos casos de tentativa de suicídio registrados no município foram de mulheres com idade entre 20 e 34 anos.

Em Três Lagoas, atendendo às solicitações de escolas e empresas, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II da SMS vem se mobilizando com palestras e distribuição de material educativo de prevenção ao suicídio.

A DEPRESSÃO

A depressão é um dos distúrbios psiquiátricos mais recorrentes no mundo e os sintomas mais conhecidos desta doença são a tristeza, angustia, sensação de vazio e a redução da capacidade de sentir prazer pela vida.

De acordo com o psicólogo André Tokuda, a depressão pode interferir na vida social, relacionamento com a família, amigos, além de interferir nas atividades profissionais do paciente. O profissional afirma que a depressão é um distúrbio que precisa ser tratado e que em casos extremos pode levar ao suicídio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou recentemente um estudo em que apresenta a associação do suicídio a transtornos mentais, sendo que 30% dos casos tem relação com a depressão.

André disse em entrevista a Caçula FM que as pessoas depressivas podem apresentar pensamentos de morte e isso porque a pessoa não consegue uma saída para os seus problemas e encontra no suicídio uma alternativa de paz.

O psicólogo alerta as pessoas que convivem com pessoas depressivas que a doença tem nove sintomas.

  • Humor deprimido – a pessoa se sente muito triste e tem sentimento de vazio;

  • Interesse menor por todas ou qualquer atividade;

  • Perda/ ganho de peso significativo sem estar em uma dieta;

  • Insônia/ hipersonia;

  • Agitação, estado psicomotor, se sentir mais lento;

  • Fadiga- perda de energia quase diariamente;

  • Sentimento de inutilidade e culpa excessiva;

  • Diminuição da capacidade de pensar/ concentrar;

  • Pensamentos de morte recorrente;

Caso o paciente apresente pelo menos cinco deles por duas semanas ou mais, é hora de procurar a ajuda de um profissional. É importante lembrar que a depressão não deve ser vista como uma frescura, falta de Deus ou preguiça te sim que a pessoa está doente devido a questões psicossociais ou biológicas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Enchentes no RS: Três-lagoenses se unem para arrecadar doações; saiba como participar

Em um momento de urgência, toda a doação é bem vinda para ajudar quem mais precisa.

Em parceria com a Cassems secretarias de estado lançam o programa Saúde Todo Dia

A SED (Secretaria de Estado de Educação) assina nesta terça-feira (7) junto à SAD (Secretaria de Estado de Administração) e à Cassems (Caixa de...

Diretora de Agronegócio da SEMEA detalha ações para auxiliar o produtor rural três-lagoense

Titular da pasta, Amanda Pivotto explicou à respeito de alguns projetos realizados, e dos serviços prestados ao pequeno produtor, como a Patrulha Mecanizada.