Algumas das doações que foram levadas à sede do Lions Club, em Três Lagoas. (Lucas Dias, Rádio Caçula)
Em um momento de urgência, toda a doação é bem vinda para ajudar quem mais precisa.

Numa situação onde toda a ajuda é bem vinda, os três-lagoenses se mobilizam para ajudar os rio-grandendes afetados pelas enchentes dos últimos dias no estado. Segundo informações da Defesa Civil do RS, o número de municípios gaúchos que sofreram consequências das cheias chegam aos 417. Os mais afetados foram Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e São Lorenço do Sul, além de Canoas e a capital, Porto Alegre.

Toda ajuda tem sido fundamental neste momento, onde a solidariedade é o mote principal das ações feitas. Muitos dos desabrigados necessitam do básico, como material de limpeza, água potável, além de alimentos não perecíveis.

CAMPANHAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS EM TRÊS LAGOAS

Uma ação que está sendo realizada por uma três-lagoense, é a campanha “Nós Temos Sede”, da blogueira Helena Amaral, do “Nós Temos Fome”. O intuíto é o envio de um caminhão de água potável para as vítimas do Rio Grande do Sul. A segunda carreta da campanha está quase a ser fechada, e a intuição é de enviar ainda mais para quem precisa. A campanha também disponibiliza uma chave PIX, onde quem desejar auxiliar pode enviar qualquer valor para [email protected]

Já o Lions Club de Três Lagoas desde do início da semana é ponto de coleta de materiais para as vítimas gaúchas, onde alimentos, água, roupas, itens de higiene, entre outras doações podem ser entregues até esta sexta, 10. A sede da instituição fica na Av. Olinto Mancini, 1474 no Centro, das 18h até às 22h.

A Azul, empresa de transporte aéreo também está arrecadando, em conjunto com a ADRA Brasil alguns donativos para as cidades do RS, onde também alimentos não perecíveis e produtos de higiene podem ser destinados. As doações podem ser feitas na Azul Cargo, localizada na rua Egídio Thomé 613, próximo a Clínica da Criança, ou também no Aerporto Municipal.

Uma outra campanha está sendo realizada por orgãos públicos, onde a Câmara Municipal também está arrecadando alimentos não perecíveis, além de roupas, calçados, leite em pó e água. Os donativos podem ser deixados na sede da Casa de Leis, na rua Sunao Miura, 71 – Santos Dumont.

Já a Prefeitura de Três Lagoas também se uniu aos esforços para apoiar o Rio Grande do Sul, onde a coleta de doações está sendo feita no Paço Municipal, localizado na Av. Antônio Trajano, cruzamento com a Rosário Congro, 30 no Centro. O horário para doações é das 7h da manhã até as 17h, onde os itens necessários são: Água Mineral; Leite em Pó; Agasalhos e cobertores; alimentos não perecíveis e materiais de higiene.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também iniciou uma Campanha Nacional de Doação, onde todas as unidades operacionais estão envolvidas em arrecadar donativos às vítimas. Quem desejar doar, a delegacia de Três Lagoas fica localizada na Av. Aldair Rosa de Oliveira, 696, Interlagos, das 8h da manhã até às 17h, de segunda à sexta-feira.

Já o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul também está realizando uma campanha para arrecadação de materiais de higiene pessoal e alimentos, preferencialmente; Bolachas e Biscoitos doces e salgados; Macarrão instantâneo; Sardinha em lata ou atum; Leite em pó; Leite de caixinha; Amido de milho; Enlatados (carnes, legumes e frutas); Flocos de milho; Tapioca; Água mineral. Em Três Lagoas, os pertences podem ser deixados na sede do 5°GBM, localizado na Av. Filinto Muller 3300, Novo Aeroporto também em horário comercial.