33 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

9ª Conferência da Infância e Adolescência é realizada com auditório lotado

O evento foi realizado no CRASE “Coração de Mãe” e contou com a presença de profissionais e autoridades de órgãos ligados ao assunto, além de público em geral.

01/09/2018 09h22
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Com auditório lotado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) abriu a 9ª Conferência da Infância e Adolescência, na noite de ontem, quinta-feira (30), em Três Lagoas. O evento foi realizado no CRASE “Coração de Mãe” e contou com a presença de profissionais e autoridades de órgãos ligados ao assunto, além de público em geral.

O tema desta edição “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências” propõe discussões e debate sobre políticas públicas e ações eficazes na garantia dos direitos e proteção à criança e ao adolescente.

Além disso, o Conselho apresentou o balanço de três anos de atividades do Movimento “Agente do Bem”, projeto criado em parceria com a Empresa Fibria com foco no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O Movimento é composto por representantes de órgãos ligados à proteção da infância e juventude como Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Militar e Civil, o próprio CMDCA e secretarias municipais.

Conforme a presidente do Conselho, Laura Daniela Figueiredo Garcia Nascibem, a expectativa é que desse encontro surjam propostas para serem colocadas em prática. “A participação de autoridades e representantes de vários órgãos ligados à juventude é fundamental para que possamos discutir os pontos críticos que ocorrem em Três Lagoas, propor soluções e alternativas para resolver e encaminhar as tratativas aos poderes competentes havendo legalidade para serem aplicados”, explicou Laura.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo e consultor da Childhood Brasil, José Carlos Bimbatte Junior, que expôs um resumo da realidade da infância e juventude no Brasil ao longo dos anos até os dias atuais. O palestrante mostrou um gráfico que aponta alto crescimento em homicídios entre jovens de 14 a 19 anos, principalmente em metrópoles.

Para ele, a questão da diversidade ainda não recebeu a atenção que precisa. “Quando falamos em diversidade, raramente existem propostas ou programas para tratar o assunto. Tão comum quanto as meninas, os adolescentes gays estão aderindo à prostituição muito mais cedo e em quantidade assustadora. Mas não temos ainda políticas públicas eficazes para enfrentar este drama e sequer, diálogo com esses adolescentes. Percebemos que a sociedade demonstra resistência ao tocar neste tema”, disse.

VIOLÊNCIA EM TRÊS LAGOAS

Durante a Conferência, o CMDCA apresentou números de violência sexual contra crianças e adolescentes em Três Lagoas. Em 2016, o órgão registrou 62 casos. Em 2017, foram confirmadas 80 vítimas deste crime. Num recente levantamento, apenas nos primeiros seis meses de 2018, o número de casos chega a 52.

O levantamento aponta que os meses de maior incidência são janeiro e julho, coincidindo com as férias escolares. A maioria dos abusos, conforme o órgão, é cometida por familiares ou pessoas próximas com certo grau de confiança dos pais.

TRABALHOS EM GRUPO E DEBATES

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Durante esta sexta-feira (31), houve um ciclo de palestras, trabalhos em grupo e exposição de ideias sobre os temas. As propostas dos participantes que forem aprovadas pela comissão em plenário, serão encaminhadas à conferência estadual e, consecutivamente, ao encontro nacional, onde serão elencadas e transformadas em políticas públicas, de acordo com suas legalidades.

A mesa de honra foi composta pelo representante do Ministério Público, Sydnei Ferreira Ribeiro Junior, a gerente de programas e relações empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler, a representante da Fibria, Flávia Tayana, Dayane Mateus, representando a secretária de assistência social, Vera Helena Arsioli Pinho, e a presidente do CMDCA, Laura Daniela.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).