17.7 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

IFMS abre prazo para inscrição de projetos em feiras científicas

10/08/2016 – Atualizado em 10/08/2016

Por: Assessoria de Imprensa

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa terça-feira, 9, o prazo de submissão de projetos de pesquisa para participação nas feiras de ciência e tecnologia da instituição, previstas para outubro, durante a programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2016.

Podem participar da seleção trabalhos desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos a partir de novembro de 2015.

A inscrição do trabalho é gratuita e deve ser feita exclusivamente no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, pelo orientador do projeto, que necessariamente precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público. O sistema está disponível no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

Para a submissão, é necessário o cadastro no sistema de informações sobre o projeto, orientador, autores e um resumo do trabalho, conforme modelos disponibilizados na Central de Seleção (www.ifms.edu.br/centraldeselecao). O prazo segue até 9 de setembro.

Além das feiras em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), também serão realizadas pela primeira vez as feiras de ciência e tecnologia da Grande Dourados (Fecigran), da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) e de Naviraí (Fecinavi).

A escola na qual o estudante está devidamente matriculado deve constar na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido.

Regras

Cada trabalho deve ter no mínimo um estudante e um orientador. É permitida a participação de, no máximo, três estudantes nas propostas do ensino médio e cinco nos projetos do ensino fundamental. Pode haver ainda um coorientador por trabalho.

Os projetos devem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias ou multidisciplinar (áreas de conhecimento entrelaçadas).

Todas as regras de participação estão disponíveis no edital de abertura da seleção de trabalhos.

Seleção

A análise da documentação, homologação das inscrições e avaliação dos resumos serão realizadas por um comitê de pré-avaliação e seleção, formado por professores do campus onde cada feira será realizada.

Entre os aspectos a serem avaliados na elaboração dos resumos estão criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

A lista de trabalhos selecionados deve ser divulgada até 30 de setembro.

Feiras

Serão promovidas durante a Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, entre 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus.

Os trabalhos serão avaliados por professores e pesquisadores do IFMS e demais instituições afins. Todos os participantes receberão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.

Os dois melhores trabalhos de nível fundamental e médio de cada feira serão credenciados para participação na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), que ocorrerá em novembro, em Campo Grande.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas

UFN-III volta a avançar e reacende esperança de desenvolvimento histórico para Três Lagoas

Retomada das obras marca novo ciclo econômico para o município, com geração de empregos, qualificação profissional e fortalecimento da indústria local após mais de uma década de paralisação

Ossada encontrada em mata pode ser de homem desaparecido há quase três anos

Restos mortais foram localizados por trabalhadores em fazenda, onde documentos encontrados ao lado do corpo indicam que vítima estava desaparecida há cerca de três anos