17.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho, 2025

Hospital de Três Lagoas erra diagnóstico e diz que menina sadia está doente

27/07/2016 – Atualizado em 27/07/2016

Por: Lucas Gustavo

Em Três Lagoas, a vendedora Renata dos Santos entrou em desespero ao descobrir que sua filha, de 16 anos, estava com a contagem de plaquetas baixas. O diagnóstico veio no último dia 14 por um exame particular no hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Assustada com a situação, a mãe levou a jovem a uma unidade de saúde de um município vizinho para tirar a prova. Felizmente a notícia foi outra: Não havia nada de errado com a saúde da menina.

Em entrevista à Rádio Caçula, nessa terça-feira (26), a vendedora contou que, na data em que a filha foi diagnosticada com as plaquetas baixas, ela pediu ao hospital que o exame fosse refeito. Uma hora depois, após o procedimento, o segundo resultado, de acordo com ela, apontou a mesma indicação.

‘’Foi um susto; um momento de pânico. Ficamos aflitos e abalados. O hospital quis interna-la, mas ela não apresentava nenhum sintoma anormal. Por conta disso, resolvi encaminha-la para uma nova avaliação fora da cidade’’, explicou Renata.

O médico que atendeu a garota no outro município a submeteu a um novo exame e constatou que ela está saudável. ‘’Ele nos tranquilizou ao dizer que não havia nada de errado com o número de plaquetas da minha filha; foi um alívio e tanto’’, acrescentou a mãe.

O profissional da cidade vizinha também descobriu que o segundo laudo da menina, apresentado pelo Auxiliadora, foi impresso incorreto. ‘’Quando pedimos ao hospital que refizesse o exame, nos apresentaram o resultado do primeiro, que deu alteração’’, contou a vendedora.

Ao retornar ao Auxiliadora, os funcionários pediram desculpas à mulher e, simplesmente, alegaram que houve um erro de digitação no documento.

‘’Estou revoltada; isso é muito grave e sério. Além de tudo, eu paguei pelo exame e, mesmo assim, não foram competentes. Imagina se minha filha iniciasse o tratamento estando sadia. Poderia ser prejudicial para ela’’, desabafou Renata.

A reportagem fez contato com a assessoria de comunicação do hospital Nossa Senhora Auxiliadora e aguarda o pronunciamento do órgão a respeito do assunto.

Boletim Informativo – Hospital Auxiliadora

Três Lagoas, 27 de Julho de 2016.

A paciente M.C, compareceu ao laboratório no dia 14 de Julho para realizar um hemograma no qual foi realizado e entregue o resultado, no dia 25 de julho a mesma retornou ao médico para entrega de resultado o qual solicitou um novo exame que foi realizado imediatamente e apresentou resultado similares tanto no leucograma e no eritrograma apresentando divergência apenas no numero de plaquetas, o que pode ser explicado por inúmeros fatores.

O segundo fato refere-se à entrega do resultado pela recepcionista a qual se equivocou e entregou o primeiro resultado novamente ao invés de entregar o segundo, gerando este desconforto para a paciente.

Tais fatos foram conversados e explicados para a D. Renata mãe da paciente, onde foram relatados todos os fatos, sentimos muito pelo ocorrido, nos pronunciamos sobre as mudanças laboratoriais explicando cada etapa dos exames a ser realizado.

Entendemos a preocupação e a gravidade do caso por isso estamos tomando providências internas para que esse problema não se repita.

O laboratório do Hospital Auxiliadora passa por um momento de mudanças para melhorias, com aquisição de maquinários totalmente automatizados, implantação de interfaciamento, controle de qualidade interno e externo, contratação e capacitação profissional, laboratório de apoio qualificado e certificado, tudo isso visando em qualidade no atendimento de nossos pacientes além da ampliação do espaço físico e técnico.

Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. (Foto: Arquivo/ Rádio Caçula).

Renata dos Santos no Programa Toninha Campos. (Fotos: Lucas Gustavo).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

Programa do governo visa áreas com carência de serviços especializados Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao Sistema Único de...

SEJUVEL abre inscrições para aulas gratuitas do Projeto Ritbox destinadas a mulheres

Estão abertas a partir desta terça-feira, dia 29 de julho, as inscrições para as aulas gratuitas do Projeto Ritbox da Prefeitura de Três Lagoas,...

Trabalhador é arremessado de carro em capotamento e morre após ser internado em hospital de Três Lagoas

Luiz Fernando, de Água Clara, não resistiu aos ferimentos após acidente violento na MS 324, onde via é conhecida por más condições e alto risco de acidentes.