31/03/2016 – Atualizado em 31/03/2016
“Sim, tenho vontade de ser o chefe do poder executivo de Três Lagoas”
Por: Neto/Redação
Romeu de Campos júnior entrevistou o vereador Gilmar Garcia Tosta (PSB) para falar de sua atuação no poder legislativo municipal e sua pré-candidatura para o cargo de prefeito de Três Lagoas (MS) nas eleições deste ano.
Romeu iniciou elogiando o projeto de autoria do vereador, que foi aprovado, no qual garante votação aberta nas decisões na Câmara Municipal, ou seja, a partir desta lei todo vereador precisa manifestar abertamente seu voto para a população. “O eleitor tem direito ao sigilo, o político não” disse Gilmar.
Pré-candidato a prefeito pelo PSB? – Sim, tenho a vontade de ser o chefe do poder executivo, mostrando projetos viáveis, com ideias novas, descentralizando a administração, ouvindo a população e, impedindo que a cidade continue crescendo da forma desordenada que há muito tempo vem ocorrendo, sendo que para reverter esse quadro será necessário de oito a doze anos de boa administração municipal, com justiça fiscal, reforma e mobilidade urbana, orçamento participativo e, principalmente, novo momento na área da saúde. Este projeto está sendo confeccionado ouvindo a população.
Cicero de Souza no PSB? – O ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas veio para somar com ideias para nosso projeto, ele me confidenciou que não pretende disputar a eleição deste ano, mas se decidir participar do pleito, certamente a população o receberá de braços abertos.
Coligação PSB e PSDB? – Está descartada essa possibilidade, temos um projeto novo, novas lideranças e, não podemos perder um deputado estadual (Angelo Guerreiro), temos poucos representantes na assembleia legislativa, a cidade não pode ficar somente com um deputado.
Coligações – O projeto de pré-candidatura está sendo organizado em acordos políticos com outros partidos que pretendem lançar candidatos na majoritária, sendo que no mês de maio decidiremos quem realmente vai representar o grupo no embate político com a aliança das “máquinas poderosas” PMDB (municipal) e PSDB ( estadual).
Nesse acordo político, já participa o PSB com meu nome; Atílio D’Agosto (PPS); Rógerson Rímoli (PDT) e, vamos conversar com Idevaldo Claudino (PTB); Fabricio Venturolli (PROS) e Jorge Martinho (PSD) para que possamos entrar em acordo sobre o nome de um único candidato, que tenha maior densidade eleitoral (intenção de voto) para representar o projeto de mudança, com planejamento, que Três Lagoas tanto necessita.
Por muito tempo foi um dos principais nomes do PT (partido dos Trabalhadores) no município e região,o que vai acontecer com o partido? – Faz oito meses que sai do PT, acredito que mesmo arranhado, o partido continua muito vivo e, certamente será convidado para participar de nosso projeto de administração.
Trabalhos no Legislativo Municipal – Leis de minha autoria:
Lei dos 15 minutos – A lei municipal proíbe a permanência de clientes em filas de bancos, por tempo excessivo. Os bancos são obrigados a atender a população no tempo máximo de 15 minutos, sob pena de multa. Qualquer pessoa pode chamar o PROCON e fazer valer o seu direito.
Lei da Fila – Diminui a espera nas Casas Lotéricas, Correios e Instituições Bancárias de Três Lagoas. A lei foi criada definindo esses estabelecimentos podem submeter seus clientes à fila, no máximo, por 15 minutos, sob pena de multa e indenização para o cliente e ainda a suspensão dos alvarás de funcionamento. No projeto de lei, o PROCON municipal é o órgão encarregado de zelar pelo cumprimento da lei.
Semana de Festividades e Tradições Nordestinas – A lei instituiu no calendário oficial do município de Três Lagoas uma semana para promover atividades culturais que mantenham viva as tradições do povo nordestino, que escolheu Três Lagoas para morar, bem como a realização de eventos e pesquisas relacionadas ao povo nordestino, com projetos que envolvam toda a sociedade, com objetivo de integração e solidariedade.
Projetos moralizadores:
Redução do recesso parlamentar – As férias dos vereadores já foram de 90 dias, por lei de Gilmar, reduziram para 45 dias.
Voto aberto – Algumas matérias tinham voto secreto, dentro da Câmara. Por lei de Gilmar, hoje, todas as manifestações dos vereadores são abertas, o que promove transparência sobre o trabalho parlamentar.
Lei da Ficha Limpa – Gilmar fez a lei que, no âmbito municipal, disciplina as nomeações para cargos em comissão, tanto na Prefeitura, quanto na Câmara. A lei proíbe a posse de autoridades e servidores em comissão que se enquadrarem nas condições de inelegibilidade previstas na Lei. Ou seja, se tiver ficha suja, não pode assumir um cargo público.
Tenda da Cidadania – É um projeto social, realizado duas vezes no mês, em bairros diferentes, visando atender o maior número de pessoas possível.
Gabinete Solidário – Quando as pessoas procuram o gabinete, em busca de algum tipo de ajuda, a equipe de Gilmar faz uma triagem, para conhecer a necessidade de cada um.
“Violão dos Famosos” ação entre amigos, sorteia-se instrumentos autografados por artistas de renome. Todo o valor arrecadado é destinado a uma pessoa que passa por dificuldade ou a uma entidade que esteja necessitando, como o Lar dos Idosos de Três Lagoas.
“Faça uma criança Feliz” realizado no mês de dezembro, tem o objetivo de arrecadar brinquedos que são doados às crianças carentes.
Outra ação do Gabinete Solidário possibilita a compra de cadeiras de rodas, simples, ou motorizadas, por meio de campanhas e eventos, para doação a pessoas sem condições de comprá-las.
Passe livre para gestante – Já aprovado o projeto garante passagem de graça, no transporte público coletivo urbano, para gestantes, a partir do segundo mês de gestação até o término do primeiro mês pós-parto, para incentivar o acompanhamento pré e pós natal.
Benefícios a doentes renais crônicos – Estabelece que portadores deste problema gozem dos mesmos direitos já adquiridos pelas pessoas com necessidades especiais.
Código Municipal Ambiental – Toda a legislação ambiental municipal contou com o trabalho de Gilmar Garcia Tosta. Licenciamento, projetos de manejo e proteção, além da fiscalização de âmbito municipal só foram possível a partir desta importante lei.
Lei Orgânica e Regimento Interno – As duas principais leis municipais, a Lei Orgânica, (espécie de Constituição Municipal), e o Regimento Interno, que regulamenta todo o funcionamento da Câmara Municipal de Três Lagoas, passaram por revisão coordenada por Gilmar Garcia Tosta, visando modernizar e garantir mais transparência.



