19/06/2015 – Atualizado em 19/06/2015
Por: Neto Jr.
Com a chegada do mês de maio, o Hemocentro de Três Lagoas, localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, nº 520, Bairro Colinos em Três Lagoas, precisa intensificar as campanhas de doação de sangue para garantir a demanda da cidade e região.
Jaqueline Amália Rovari, Assistente Social no Hemocentro de Três Lagoas, disse que, nos meses de maio a agosto o hemocentro intensifica campanhas de doação de sangue para suprir a falta de doadores, pois com o tempo frio as pessoas reclamam que a pele fica mais sensível e preferem doar sangue nos meses mais quentes do ano.
Segundo Jaqueline, o hemocentro realiza a coleta normal no horário das 07h às 11h30min, mas esse horário pode ser modificado para atender um grupo acima de 20 pessoas, ou seja, se alguma empresa, supermercado ou qualquer outra atividade comercial ou grupo de amigos se manifestarem para a doação, o hemocentro se organiza para a coleta em qualquer período do dia e até mesmo nos finais de semana, para isso basta o aviso prévio ao hemocentro de no mínimo 20 dias.
A Assistente Social disse que no final do mês de junho o hemocentro vai realizar campanha de coleta na Eldorado Brasil e no mês de julho a coleta vai ser realizada nas dependências da Fibria, e espera no mínimo 50 coletas em cada empresa. Segundo Jaqueline, as campanhas são realizadas para atender uma demanda esperada, pois grandes campanhas não surtem o efeito desejado, devido a validade do sangue coletado ser de 30 dias.
Jaqueline relatou que a pessoa para ser doadora é necessário que esteja bem de saúde, devidamente alimentada, não tenha doença sexualmente transmissível, não use drogas, não esteja grávida, não tenha sintomas de febre, malária, portadores de problemas com coagulação sanguínea, diabéticos, tuberculosos, portadores de hepatite ou já teve leishmaniose. E, principalmente, tenha em mãos um documento oficial com foto, para garantir a confiabilidade dos dados do doador.

-
Content section component