16/06/2015 – Atualizado em 16/06/2015
Lançamento da pedra fundamental de novo prédio marca o centenário de Três Lagoas
Por: Assessoria de Imprensa
O instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL) lançou no último domingo (14), véspera dos 100 anos da cidade, a pedra fundamental da nova sede da instituição. O projeto orçado em R$ 10 milhões, possui 4 mil metros quadrados e será construído no território doado pelo grupo Montanini, em um residencial às margens da rodovia BR – 158.
O evento iniciou por volta das 16h e reuniu além do ICTL, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Alda Campos, a prefeita Márcia Moura (PMDB), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Amélia Brioshi, os deputados estaduais Ângelo Guerreiro (PSDB), Eduardo Rocha (PMDB) e Professor Rinaldo (PSDB), os vereadores Jorge Martinho, Jorginho do Gás (PSDB), Marcus Bazé (DEM), Gil do Jupiá (PSB), Marisa Rocha (PRB), Beto Araujo (PSD), Sirlene da Saúde (PROS), a secretária de saúde Eliane Brilhante, sócios do grupo Montanini, entre outros convidados.
Representando os médicos do instituto, José Marcio Barros de Figueiredo explicou que o instituto do câncer desde sempre teve o objetivo de se tornar um centro de referência no tratamento oncológico no estado, em especial no Bolsão. “Com esse presente que recebemos do Montanini nós começamos a nos expandir e tenho certeza que vamos solucionar a falta de atendimento aos usuários do SUS na região, além de manter alto padrão em excelência no atendimento”.
A irmã Amélia comparou o projeto com a parábola da semente e falou que a equipe resistiu aos obstáculos e progride a cada dia mais. “O Hospital Auxiliadora se sente contente por ver essa semente crescendo”.
Em seu discurso, a prefeita demonstrou alegria e satisfação. “Fico muito feliz de poder ver esse projeto ser lançado neste ano. O município não cresce só em obras e eu digo que este está sendo o Centenário da humanização com melhor acolhimento e atendimento quanto à saúde, cidadania e muito mais. Este projeto que hoje toma forma é uma das provas disso”.
O governador parabenizou o projeto e comentou sobre a importância do instituto para Três Lagoas e todo o estado. “Um trabalho louvável, a região precisa de tratamento oncológico que atenda o SUS, e também que tenha um corpo clinico, dedicado e ativo como o desses médicos. Ficamos felizes por ter essa estrutura a serviço do nosso povo”.
Durante o evento também foi apresentado um vídeo que projetou como deve ficar o prédio e espaço onde será construído o instituto e a Praça da Saúde. O prédio terá estrutura moderna, pioneira na região.
Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Luís Eduardo Costa, da MOB Arquitetos, a arquitetura tem papel importante para a promoção da saúde e bem estar dos pacientes. “O projeto foi pensado. Nosso trabalho é criar cenário para a vida acontecer”.
CAPSULA DO TEMPO
No encerramento do evento foi feito o descerramento da placa com os nomes das autoridades, fixada na pedra fundamental e o enterro da capsula do tempo, na qual fora colocados jornais cédulas e documentos com relatos de pacientes da RFCC. A capsula será aberta daqui 25 anos. “Quem sabe até lá já não descobrimos a cura para o câncer”, disse esperançoso o médico José Marcio. Os presentes também fizeram um brinde em comemoração a esse marco à saúde de Três Lagoas, que deve contemplar todo o estado.
Na oportunidade, Eduardo Rocha anunciou a liberação de uma emenda no valor de R$ 30 mil à Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A previsão de entrega da obra, com todas as etapas concluídas é 2018. Durante este período, o Instituto do Câncer deve continuar atendendo seus pacientes na sede situada junto ao Hospital Auxiliadora, onde já realizam quimioterapia, cirurgias oncológicas e diagnósticos.
