18.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Instituto do Câncer terá estrutura moderna pioneira na região

16/06/2015 – Atualizado em 16/06/2015

Lançamento da pedra fundamental de novo prédio marca o centenário de Três Lagoas

Por: Assessoria de Imprensa

O instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL) lançou no último domingo (14), véspera dos 100 anos da cidade, a pedra fundamental da nova sede da instituição. O projeto orçado em R$ 10 milhões, possui 4 mil metros quadrados e será construído no território doado pelo grupo Montanini, em um residencial às margens da rodovia BR – 158.

O evento iniciou por volta das 16h e reuniu além do ICTL, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Alda Campos, a prefeita Márcia Moura (PMDB), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Amélia Brioshi, os deputados estaduais Ângelo Guerreiro (PSDB), Eduardo Rocha (PMDB) e Professor Rinaldo (PSDB), os vereadores Jorge Martinho, Jorginho do Gás (PSDB), Marcus Bazé (DEM), Gil do Jupiá (PSB), Marisa Rocha (PRB), Beto Araujo (PSD), Sirlene da Saúde (PROS), a secretária de saúde Eliane Brilhante, sócios do grupo Montanini, entre outros convidados.

Representando os médicos do instituto, José Marcio Barros de Figueiredo explicou que o instituto do câncer desde sempre teve o objetivo de se tornar um centro de referência no tratamento oncológico no estado, em especial no Bolsão. “Com esse presente que recebemos do Montanini nós começamos a nos expandir e tenho certeza que vamos solucionar a falta de atendimento aos usuários do SUS na região, além de manter alto padrão em excelência no atendimento”.

A irmã Amélia comparou o projeto com a parábola da semente e falou que a equipe resistiu aos obstáculos e progride a cada dia mais. “O Hospital Auxiliadora se sente contente por ver essa semente crescendo”.

Em seu discurso, a prefeita demonstrou alegria e satisfação. “Fico muito feliz de poder ver esse projeto ser lançado neste ano. O município não cresce só em obras e eu digo que este está sendo o Centenário da humanização com melhor acolhimento e atendimento quanto à saúde, cidadania e muito mais. Este projeto que hoje toma forma é uma das provas disso”.

O governador parabenizou o projeto e comentou sobre a importância do instituto para Três Lagoas e todo o estado. “Um trabalho louvável, a região precisa de tratamento oncológico que atenda o SUS, e também que tenha um corpo clinico, dedicado e ativo como o desses médicos. Ficamos felizes por ter essa estrutura a serviço do nosso povo”.

Durante o evento também foi apresentado um vídeo que projetou como deve ficar o prédio e espaço onde será construído o instituto e a Praça da Saúde. O prédio terá estrutura moderna, pioneira na região.

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Luís Eduardo Costa, da MOB Arquitetos, a arquitetura tem papel importante para a promoção da saúde e bem estar dos pacientes. “O projeto foi pensado. Nosso trabalho é criar cenário para a vida acontecer”.

CAPSULA DO TEMPO

No encerramento do evento foi feito o descerramento da placa com os nomes das autoridades, fixada na pedra fundamental e o enterro da capsula do tempo, na qual fora colocados jornais cédulas e documentos com relatos de pacientes da RFCC. A capsula será aberta daqui 25 anos. “Quem sabe até lá já não descobrimos a cura para o câncer”, disse esperançoso o médico José Marcio. Os presentes também fizeram um brinde em comemoração a esse marco à saúde de Três Lagoas, que deve contemplar todo o estado.

Na oportunidade, Eduardo Rocha anunciou a liberação de uma emenda no valor de R$ 30 mil à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A previsão de entrega da obra, com todas as etapas concluídas é 2018. Durante este período, o Instituto do Câncer deve continuar atendendo seus pacientes na sede situada junto ao Hospital Auxiliadora, onde já realizam quimioterapia, cirurgias oncológicas e diagnósticos.

Prefeita Márcia Moura, Dr. Bruno Andraus Filardi (ICTL), governador Reinaldo Azambuja ao lado da placa fixada na pedra fundamental da nova sede do Instituto do Câncer. Foto: Assessoria de imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.