25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

MS fica em alerta após confirmação de casos de febre amarela em Goiás

09/06/2015 – Atualizado em 09/06/2015

Por:Maracaju Speed

Após a confirmação de dois casos de febre amarela em Goiás, Mato Grosso do Sul está em alerta. Segundo o infectologista Rivaldo Venâncio, na cidade, o mosquito Aedes aegypti é o transmissor da doença, enquanto na área rural, a transmissão ocorre pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

“O mosquito, ao se alimentar dessa pessoa na qual o vírus está circulando na corrente sanguínea, pode se infectar e recomeçar um ciclo de transmissão dessa vírus da febre amarela”, explicou.

A febre amarela é uma doença grave que leva à morte em mais da metade dos casos. Os sintomas às vezes se confundem com os da dengue: febre alta, diarreia, vômito, dor muscular e aparência amarelada da pele.

Venâncio alerta que quem ainda não se vacinou deve procurar um posto de saúde. A imunização está disponível na rede pública. “Mato Grosso do Sul tem diversos pontos turísticos que atraem pessoas de várias partes do país e do mundo. Muitas das quais entram no Mato Grosso do Sul sem a devida proteção, sem estar vacinada contra a febre amarela. Logo, a probabilidade de ocorrência de casos isolados da doença é real”, afirmou o infectologista.

A vacina contra a febre tem validade de dez anos, basta procurar uma unidade de saúde para fazer a imunização.

A prevenção contra uma possível criação de larvas do mosquito é importante. Não permitir que lixos se acumulem em terrenos e retirar água acumulada de locais que facilitem o criadouro são princípios básicos para evitar que o mosquito se prolifere.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões

Mato Grosso do Sul registra 816 casos prováveis de dengue em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações da doença e mais de mil casos prováveis de Chikungunya, não há óbitos registrados até o momento Mato Grosso...