17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Balsa da Petrobras parada há seis meses preocupa ambientalistas

25/05/2015 – Atualizado em 25/05/2015

Peças que custaram R$ 16 mi estão às margens do Rio Paraná.

Em dezembro, Petrobras anulou o acordo com o consórcio que fazia a obra

Por: G1

Uma balsa com peças gigantescas da Petrobras, que seriam usadas na construção de uma empresa de fertilizantes, está parada, há seis meses, no Rio Paraná, no interior de São Paulo.

É uma situação que preocupa os ambientalistas.

Parecem até partes de um foguete espacial, mas não estão em uma base da Aeronáutica, e sim no porto de Presidente Epitácio, às margens do Rio Paraná, a 650 quilômetros de São Paulo. São peças que custaram R$ 16 milhões e seriam usadas na construção de uma usina de fertilizantes nitrogenados, fundamentais para a agricultura.

A UFN3 fica em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. É uma obra da Petrobras que estava sendo construída por um consórcio formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia. Oitenta e dois por cento da usina estão prontos. Mas, em dezembro, a Petrobras anulou o acordo alegando que o consórcio descumpriu o contrato. Com isso, tudo parou, inclusive o transporte das peças.
Enquanto as peças seguem paradas, o Brasil continua dependente das importações. Hoje, 70% dos fertilizantes nitrogenados usados em solo nacional vêm de fora.

Além do prejuízo econômico, a maior preocupação é ambiental.

“Há produtos químicos, a gente sabe que pode ocorrer explosão, por esses produtos e também vazamentos. Isso pode representar danos não só para as pessoas envolvidas no transporte, como também da nossa fauna, nossa vegetação e a qualidade da nossa água”, diz o ambientalista Djalma Weffort.

A Petrobras disse que todos os cuidados estão sendo tomados para evitar danos. E que está tomando providências para dar continuidade ao transporte das peças.
A Galvão Engenharia declarou que a empresa é apenas integrante do consórcio e que as peças pertencem à Petrobras

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...