19/06/2014 – Atualizado em 19/06/2014
Leilão vai vender gado das regiões afetadas por cheia no Pantanal de MS
Certame será promovido pelo Sindicato Rural de Corumbá. Evento será realizado no dia 11 de julho, no parque de exposições.
Por: G1
O Sindicato Rural de Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, realizará leilão de gado de corte no dia 11 de julho, no tatersal do parque de exposição Belmiro Maciel de Barros, na entrada da cidade, para atender principalmente os pecuaristas que estão enfrentando a cheia no Pantanal e ainda não retiraram seus animais das áreas alagadas.
Uma empresa parceira do evento, disponibilizará na véspera uma área com pasto para descanso dos animais transportados de lancha boieira da subregião do Paiaguás, uma das mais afetadas pela enchente deste ano. O presidente do sindicato, Luciano Aguilar Leite, informou que a longa jornada pelo rio Paraguai estressa e debilita os animais.
“É uma oportunidade para os pantaneiros comercializarem seus animais nesse período, quando ocorre perda de peso devido às condições do ambiente e falta de pasto, dentre outros fatores”, explicou o dirigente sindical.
Luciano Leite disse ainda que o leilão será uma ótima oportunidade para o criador das áreas mais baixas do Pantanal, como Abobral e Jacadigo, garantir bons preços vendendo seus animais próximo da cidade. “São regiões ainda com muita água, com tendência a subir mais até o final do mês, conforme a Embrapa Pantanal”, completou.
Vacinação
De acordo com o sindicato, apesar das dificuldades de acesso e manejo do gado, os pecuaristas do Pantanal mantém a vacinação do rebanho contra a febre aftosa, cumprindo o calendário da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
A imunização segue normalmente e a Iagro prorrogou até 4 de julho a entrega da declaração. O rebanho bovino de Corumbá soma cerca de 1,9 milhão de cabeças.
