26.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 24 de fevereiro, 2026

Jogos da Copa do Mundo trarão mensagens contra racismo

12/05/2014 – Atualizado em 12/05/2014

Seleções levantarão faixas durante jogos das quartas de final

Por: MS Record

Uma Copa sem racismo. Esse é o objetivo do governo federal para o Mundial com sede no Brasil. Secretarias e governos estaduais têm aderido a campanhas para combater esse crime e conscientizar a população quanto ao respeito às diferenças, aproveitando a chegada da Copa do Mundo da FIFA 2014 e toda a diversidade cultural, racial e religiosa dos turistas e torcedores.

De acordo com a Fifa, durante as quartas de final da Copa do Mundo, as seleções envolvidas nas quatro partidas levantarão faixas com mensagens contra o racismo.

Em fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff, em visita ao Vaticano, pediu ao Papa Francisco uma mensagem de paz e contra o preconceito para a Copa. “Pedi um posicionamento quanto à questão da paz e contra o preconceito, especificamente contra o racismo”, afirmou a presidenta.

Para Dilma, o futebol tem o poder de ser uma ação afirmativa na luta contra o preconceito e o racismo, além de disseminar os valores da paz, do entendimento entre os homens e entre as nações.

“Um País tão multicultural, onde todas as raças do mundo são encontradas, abre uma possibilidade para uma ação contra o racismo e a discriminação”, destacou.

Como uma das iniciativas para conscientizar a população, o Ministério do Esporte vai relançar, em edição bilíngue, o livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, publicado originalmente em 1947 pelo jornalista Mário Filho e entronizado como um estudo clássico do esporte no País. Será um reconhecimento da contribuição do negro à formação social brasileira e exaltação à mestiçagem que nos distingue como nação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura realiza blitz educativa contra escorpiões na Praça Ramez Tebet nesta quinta

Ação da Secretaria de Saúde orienta população sobre prevenção e controle do escorpionismo no município

Reflorestar abre vagas para reforçar operação de silvicultura mecanizada em Água Clara

Currículos podem ser enviados por e-mail ou entregues na Secretaria de Desenvolvimento do município. Confira mais detalhes sobre as oportunidades A Reflorestar Soluções Florestais, referência nacional em...

Segunda parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em MS

Sefaz alerta para prazos do calendário e reforça que atraso gera juros, multa e pode impedir licenciamento