22.2 C
Três Lagoas
domingo, 10 de agosto, 2025

Teste de português elimina 40% dos candidatos a estágio

11/05/2014 – Atualizado em 11/05/2014

Por: Correio do Estado/ FolhaPress

Quatro em cada dez candidatos a vagas de estágio são eliminados por erros de português. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

A instituição aplicou em 7.118 participantes um teste ortográfico, em forma de ditado, com 30 palavras do cotidiano como ‘seiscentos’, ‘escassez’, ‘artificial’, ‘sucesso’, e ‘censura’. Era considerado reprovado quem cometesse mais de sete erros.

Entre os candidatos, 2.888 (40,6%) foram eliminados. Desses, 37,9% eram mulheres e 44,1% eram homens.

O resultado mostrou que os participantes com idade acima de 30 anos tiveram melhor desempenho, com 68,5% de sucesso, superando outras faixas como a de 14 a 18 anos (59,3%), 19 a 25 anos (58,9%) e 26 a 30 anos (65%).

‘Impressiona o fato de os jovens, na fase da universidade, registrarem erros graves na grafia.

Apenas 25% dos brasileiros mantêm o hábito da leitura. Com isso, o reflexo é percebido antes até de ingressarem no mercado de trabalho’, analisa o coordenador de seleção, Erick Sperduti.

Os alunos do ensino médio lideram os resultados negativos do ranking -49,1% ultrapassaram as falhas aceitáveis. Logo após, aparecem os estudantes do superior (40,3%), superior tecnólogo (38,2%) e médio técnico (37,2%).

Os estudantes de escolas e universidades privadas se deram melhor na avaliação -a diferença chega a 17,5% no caso da graduação.

Entre os cursos, os cursos de Pedagogia (86%), Moda (75%), Secretariado Executivo (69%), Engenharia Civil (68%) e Arquitetura e Urbanismo (64%) são os que tiveram menor número de reprovados.

Na outra ponta, com maior aprovação, estão Engenharia de Controle e Automação (87,5%), Engenharia Química (82%), Medicina Veterinária (79%), Química (77%) e Nutrição (76%).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Nunca mais ele vai ofender minha família”, diz acusado de matar homem com facada em conveniência

Crime no Loteamento O.T. em Três Lagoas ocorreu na noite de sábado, onde autor afirmou que agiu após vítima ter supostamente insultado sua família.

Servidora da Prefeitura representa a cidade em evento nacional

A participação de Lesliane representando Três Lagoas e o Estado na mesa técnica reforça o protagonismo do Município na área de governança pública.

Prefeitura inicia treinamento de emergência nas unidades de saúde

As unidades de saúde que já receberam o treinamento são Santo André, Miguel Nunes, Interlagos e as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, do Consultório de Rua.