20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Protesto de indígenas mantém MS-156 fechada

18/02/2014 – Atualizado em 18/02/2014

Protesto de indígenas mantém MS-156 fechada nesta terça-feira

Correio Do Estado

O bloqueio da MS-156, rodovia que liga Itaporã e Dourados (MS), segue durante o dia de hoje (18). A rodovia foi fechada novamente às 7h por profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e moradores da reserva de Dourados. O grupo protesta contra as condições de funcionamento dos quatro postos de saúde que atendem 13 mil indígenas das aldeias Jaguapiru I e II e Bororó I e II. As unidades não teriam remédios e insumos básicos para atendimento. Além disso, há também, segundo relato dos profissionais de saúde, atraso nos salários dos servidores.

O protesto segue por tempo indeterminado e a rodovia permanece bloqueada pelo menos até às 17h. Para quem precisa ir e vir no trecho entre Itaporã e Dourados, a melhor opção são as rotas alternativas ao entorno da MS-156. Os manifestantes dizem que encerram a mobilização depois que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) formar uma comissão para que os indígenas possam ir até Brasília cobrar providências na Sesai com relação à infraestrutura de saúde, e também a efetivação de Luiz Antônio de Oliveira Junior como coordenador distrital da secretaria no Estado.

De acordo com o grupo, o coordenador, que assumiu interinamente o cargo após indicação do Conselho de Saúde Indígena no fim do ano passado, ainda não foi reconhecido como tal em Brasília. Ontem, o protesto dos indígenas gerou certo transtorno a motoristas que foram pegos de surpresa e acabaram ‘presos’ em um congestionamento.

Rodovia deverá permanecer bloqueada até às 17h

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira Central recebe mais uma ação itinerante de vacinação contra a gripe neste sábado (27)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realiza neste sábado, dia 27 de junho, mais...

Morre Marcelo Miranda, ex-governador de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul amanheceu de luto nesta terça-feira (23) com a notícia da morte de Marcelo Miranda Soares, ex-governador do Estado. Ele tinha...

Jaime Verruck destaca transformação econômica de MS e aponta novos desafios do desenvolvimento

Ex-secretário do governo Riedel detalha bastidores do crescimento do Vale da Celulose, avanços logísticos e projeções políticas durante entrevista à Rádio Caçula