24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de janeiro, 2026

Governo propõe licitações para administrar rodovias federais

Geral – 23/02/2012 – 09:02

Depois de privatizar três dos principais aeroportos do País, o governo Dilma Rousseff quer agora firmar concessões de longo prazo com a iniciativa privada para a manutenção de estradas federais.

Até o fim deste ano, o Ministério dos Transportes pretende concluir as primeiras licitações para a administração de trechos da malha rodoviária, no formato de parcerias público-privadas (PPPs), por períodos mínimos de dez anos. A promessa é reduzir os custos e melhorar a eficiência dos serviços, atualmente precários e mal fiscalizados.

O projeto está sendo tocado pela nova cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com o aval do ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) e do Planalto.

A Empresa Brasileira de Projetos (EBP), ligada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fará a modelagem econômica das PPPs, definindo a extensão dos trechos a conceder, os prazos e o montante de investimentos necessário.

Pelo modelo proposto, o governo fará o levantamento da situação de cada estrada e do montante a ser aplicado para mantê-la em boas condições no período fixado para a parceria. A partir disso, abrirá licitação. Vencerá a concorrência a empresa que oferecer o maior desconto sobre o valor apresentado.

O Dnit descarta a cobrança de pedágio. Um dos motivos é que a maioria das estradas brasileiras não tem movimento suficiente para que a manutenção seja custeada pelo pagamento de tarifas. Além do mais, os corredores de maior fluxo, como as BRs 381, 040 e 101, já foram ou estão em processo de concessão.

Fonte: Fábio Fabrini, Estadão.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão da Câmara aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

Proposta eleva afastamento de cinco para 20 dias em casos de internação hospitalar prolongada do recém-nascido A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e...

Termina hoje o prazo para contestar resultado do Selo Nacional de Alfabetização

Pedidos de reconsideração devem ser enviados por gestores das redes de ensino por meio do sistema do MEC Encerra-se nesta sexta-feira, dia 23, o prazo...

Adesão ao Mais Médicos: Especialistas termina neste domingo

Estados, municípios e o Distrito Federal podem solicitar participação ou ajustes para ampliar a oferta de especialistas no SUS Estados, municípios e o Distrito Federal...