35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Deputado participa do evento que permite a mudança de rádios AM para FM

07/11/2013 – Atualizado em 07/11/2013

Akira Otsubo participa de assinatura de decreto que permite a 80 rádios sul-mato-grossenses AM migrarem para a faixa FM

O evento marcou o Dia do Radialista

Por: Assessoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) participou na manhã de hoje (07/11), no Palácio do Planalto, da solenidade de assinatura do decreto que permite a migração de 80 rádios AM sul-mato-grossenses para a faixa FM. Em todo o Brasil serão beneficiadas 1.772 rádios. O governo federal deve abrir linha de crédito para que os empresários tenham condições de trocas os equipamentos.

De acordo com o parlamentar sul-mato-grossense, um dos defensores da publicação do decreto junto ao Ministério das Comunicações, “as emissoras terão prazo máximo de um ano para solicitar a mudança da frequência de AM para FM. Depois da autorização do Ministério das Comunicações, as empresas poderão continuar operando nas duas faixas por um período de cinco anos, até a migração definitiva”, explicando que as emissoras terão alguns custos para fazer a alteração, como a diferença no valor de outorga e com os equipamentos de transmissão.

No entanto, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o processo de licença será simplificado, e as empresas interessadas podem buscar financiamento para comprar os transmissores, para tanto o Governo federal deve oferecer financiamento ao setor. A estimativa é de que a troca de seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares, terá custo médio é de cerca de R$ 85 mil para cada emissora.

A assinatura deste decreto pela presidente Dilma Rousseff, no Dia do Radialista, teve a presença de representantes de 17 emissoras radiofônicas do Estado, que festejaram a decisão. “Gloria a Deus!!! Esse era um anseio que a classe de radiodifusores, principalmente da Rádio AM, que pleiteava essa mudança. Essa migração é um ganho enorme para os radiodifusores e, principalmente, para população”, afirmou o diretor-geral da Radio Cultura FM 680, de Campo Grande, Luciano Barbosa Rodrigues.

Também a mesma motivação demonstrou o diretor-geral da Rádio Caçula, de Três Lagoas, Romeu de Campos Júnior, que afirmou: “As rádios AM são um patrimônio do país e a migração vai melhorar a qualidade, com menor ruído e interferência”. Nelson e Felipe Feitosa, diretores do Grupo Feitosa de Comunicação, que administra a cinco rádios AM no Estado, também enalteceram a iniciativa da presidente Dilma Rousseff.

Segundo informações existem radialistas que não tem condições para obtenção de recursos para compra de equipamentos, e necessitaram de linhas de crédito. O Ministro Paulo Bernardo disse, após a solenidade, que haverá linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os donos de rádios e que as primeiras migrações devem ocorrer em janeiro deste ano.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, “das 1.772 emissoras de AM do país, 79% delas tem até cinco Kw. O faturamento médio dessas emissoras não passa de R$ 50 mil por mês. Essas empresas são as que mais foram afetadas pela qualidade do áudio. Com a migração para o FM, elas serão a renovação, o ressurgimento dessas empresas para que continuem competindo num ambiente de convergência tecnológica, de internet e de mídias sociais”.

A data escolhida para a assinatura pela presidente coincide com o Dia do Radialista, homenagem a Ary Barroso, compositor mineiro que foi radialista, locutor esportivo, artista de radionovelas, enfim, “fez de tudo em rádio”, conforme Dilma Rousseff em seu discurso.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...