32.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Eduardo Rocha quer trazer ferrovia para Aparecida do Taboado e Três Lagoas

11/08/2013 – Atualizado em 11/08/2013

Deputado Eduardo Rocha quer trazer ferrovia para Aparecida do Taboado e Três Lagoas

Por: Assessoria do Deputado

“O grande objetivo da implantação das rodovias é o transporte de cargas, mas onde estão sendo produzidas as cargas que serão contempladas com o traçado atual do trecho ferroviário compreendido entre Estrela D’Oeste (SP) e Dourados – a 233 quilômetros da Capital. Nós precisamos e queremos rediscutir o trecho que vem do Estado de São Paulo. ”

Esse foi o questionamento levantado pelo deputado estadual Eduardo Rocha durante a audiência pública, realizada em Campo Grande, nesta quinta-feira (8), onde representantes políticos, de entidades, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e demais interessados, debateram o processo de concessão à iniciativa privada do referido trecho.

Eduardo justificou seu questionamento citando, por exemplo, a capacidade produtiva da unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás. Serão 1,2 milhão de toneladas/ano de ureia granulada com a comercialização de 70 mil toneladas/ano de amônia (maior parte, 691 mil toneladas, será usada na produção da ureia). Com a nova unidade, a Petrobras vai dobrar a produção nacional de ureia, contribuindo para redução das importações do produto de 66% para 39% da demanda estimada do mercado nacional, de cerca de 4 milhões de toneladas por ano.

Segundo informações da ANTT, o trecho da ferrovia começa em Estrela D’Oeste, passa por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná, e segue até Dourados. A intenção do projeto é facilitar o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso do Sul. O traçado possui extensão de, aproximadamente, 660 quilômetros e atravessa 21 municípios.

“Aqui no Estado, a ferrovia entrará pelo município de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Deodápolis, Angélica e Dourados. Os trilhos passarão muito perto de um dos maiores pólos produtivos do país, que é Três Lagoas, sem contemplar de verdade essa produção”, explicou o deputado.

Como o prazo de contribuições com estudos e levantamentos para a construção do traçado definitivo está aberto até o próximo dia 22 de agosto, Eduardo Rocha se comprometeu em levar até Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres, toda a documentação que comprove a necessidade de mudança no traçado atual.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...

Senado deve discutir proposta que reduz jornada de trabalho e pode acabar com escala 6×1

Medida é tratada como prioridade após o Carnaval e prevê diminuição gradual de 44 para 36 horas semanais sem redução salarial O líder do PT...