31.5 C
Três Lagoas
domingo, 30 de agosto, 2026

PMDB articula para manter perdão de dívida dos Estados

Política – 22/05/2013 – 15:05

O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), articulou na terça-feira (21) a vinculação do Projeto de Lei Complementar (PLP 238/2013), que regulamenta a reforma do ICMS, a outro projeto em tramitação na Câmara para evitar que o Palácio do Planalto o retire da pauta da Comissão de Finanças e Tributação, conforme apurou o iG .

A investida do líder peemedebista é para tentar manter o perdão de até 45% da dívida dos Estados e municípios com a União, um dos alvos do PLP 238.

O Palácio do Planalto sinalizou que pretende tirar o projeto após substitutivo apresentado por Cunha que muda drasticamente a proposta original. 

A manobra será apresentada na manhã desta quarta-feira como um pedido de apensamento, ou seja, vinculação ao outro projeto solicitado por um grupo de deputados peemedebistas.

Com a vinculação, Cunha desarticula o poder do governo de tirar o PLP 238 da pauta da comissão na próxima quarta-feira. Com isso, o líder do PMDB compra uma nova briga com o Palácio do Planalto após a tensão sobre a MP dos Portos.

O argumento do PMDB é de que a renegociação das dívidas dos Estados e municípios com a União foi elaborada por Cunha em parceria com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que está deixando o cargo.

O partido negociou essa redução com o compromisso de atender a demanda de Estados e da cidade de São Paulo, conforme conversa de Cunha com o prefeito da capital Fernando Haddad. O PMDB entende agora que a retirada do projeto pelo governo é uma traição ao acordo feito com integrantes do próprio governo.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Apreensões de canetas emagrecedoras disparam e chegam a R$ 5,9 milhões

Valor apreendido pela Receita Federal em pouco mais de seis meses já é quatro vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2025

Bolsão de MS chega a 336 mil habitantes e lidera crescimento populacional no Estado

Região ganhou mais de 55 mil moradores em dez anos e apresentou expansão de 19,79%, acima do dobro da média estadual

Procon encontra variação de até 13,55% nos preços dos combustíveis

Pesquisa realizada em 35 postos mostra diferenças nos valores e aponta queda em alguns combustíveis entre julho e agosto
error: Conteúdo Protegido