27.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 9 de fevereiro, 2026

Saúde de Brasilândia alerta sobre o tratamento e prevenção de sífilis

Geral – 08/05/2013 – 16:05

Com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e tratamento da sífilis congênita, o Governo Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) realiza desde abril ações de esclarecimento sobre a doença na UBS (Unidade Básica de Saúde) do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Oziel Soares, desde o ano passado tem ocorrido óbitos de crianças por sífilis congênita em Brasilândia. “Tivemos uma morte em 2012 e duas neste ano. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe NASF trabalha desde o mês de abril sobre este tema com as gestantes na UBS”.

Oziel ressaltou que esta é uma forma de sensibilizar a população presente e multiplicar o assunto, principalmente às gestantes, sobre a necessidade da realização do exame (teste do dedinho) para evitar os óbitos por sífilis congênita. “Estamos tendo vários casos de sífilis em gestantes e algumas mães não tem procurado os serviços de saúde para se tratarem de forma correta ou procuram muito tarde os postos, o que impossibilita o tratamento e infelizmente perdemos estas vidas”, alerta.

O QUE É SÍFILIS?

A sífilis é uma doença infecto contagiosa transmitida da mãe para o feto por via transplacentária em qualquer momento da gestação e em qualquer estágio da doença, quando essas gestantes durante a gravidez, são diagnosticadas com sífilis e não são tratadas ou recebem o tratamento de forma inadequada.

Por meio do exame do dedinho realizado nas gestantes nos primeiros e últimos trimestres de gravidez, é possível se diagnosticar a sífilis nas futuras mamães e iniciar o tratamento para evitar complicações futuras.

Quando o resultado do dedinho está alterado para sífilis, esta paciente deverá realizar o tratamento com o antibiótico correto para que a criança possa nascer saudável, caso contrário, esse bebê poderá ter sérios problemas devido ao descaso dessa futura mamãe.

A sífilis congênita pode causar: má formação do feto; natimorto (feto morre dentro do útero antes de nascer); óbito neonatal (óbito pode ocorrer após o nascimento ou até em 28 dias após o nascimento); aborto; feridas na pele, lesão óssea, atraso mental; doenças respiratórias; paralisia dos membros; doenças cardíacas e sífilis congênita sintomática ou assintomática no nascimento.

O tratamento é a penicilina e a prevenção é a prática sexual segura e com uso de preservativo, tratamento correto de gestantes e seus parceiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Posse da nova Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Na última sexta-feira, dia 06, aconteceu a cerimônia de posse da nova Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em uma noite marcada...

2°BPM lança ‘Operação Volta às Aulas’ para reforçar segurança em escolas

Ação intensificará policiamento e controle do trânsito em Três Lagoas e municípios vizinhos

Rádio Patrulha prende suspeito de furto de fiação elétrica em praça de Três Lagoas

Indivíduo foi flagrado em ação durante patrulhamento no último sábado, 07