21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Maioria dos jogadores diz que existem gays no futebol brasileiro

Esporte – 06/05/2013 – 18:05

A maioria dos jogadores do futebol brasileiro diz que existem homossexuais atuando nos gramados do país. É o que aponta uma pesquisa produzida pelo UOL Esporte com 105 atletas de grandes times de todo o país.

Em sigilo, os jogadores ouvidos pela pesquisa falaram sobre um dos temas mais controversos no universo tradicionalmente machista do futebol nacional. No balanço final, 56% dos entrevistados dizem que existem gays em grandes equipes.

Por sua vez, 27% dos jogadores ouvidos afirmam não ter conhecimento de homossexuais no futebol do país. Apesar do anonimato, 11% não quiseram entrar no debate, em amostra do caráter de tabu que o tema ainda carrega neste universo.

“Em todo lugar existe homossexuais, mas o meio é preconceituoso. Entendo a situação deles de não assumir a posição”, afirmou um dos jogadores ouvidos na pesquisa do UOL Esporte.

Alguns dos nomes consultados pela reportagem do UOL dizem que apoiam a revelação da orientação sexual dos gays do futebol. Nas últimas semanas, o norte-americano Jason Collins quebrou um tabu como primeiro jogador em atividade na NBA a assumir publicamente a homossexualidade.

“Se tiver, acho que eles deveriam assumir, porque não adianta o cara ficar escondendo algo que ele é e gosta”, opinou outro jogador brasileiro ouvido na pesquisa.

A pesquisa também revela que 15% dos jogadores entrevistados acham que os futebolistas homossexuais não deveriam assumir “por causa do proconceito” que existe dentro do esporte. Apenas 8% dos jogadores responderam que os atletas gays deveriam assumir em público exatamente para “dar o exemplo”.

Foram ouvidos na pesquisa jogadores de Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.