27.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro, 2025

Fibria qualifica operadores de máquinas florestais

Geral – 30/04/2013 – 11:04

A Fibria contratou e qualificou 20 operadores de máquinas de colheita florestal. A iniciativa faz parte da estratégia da Fibria para criar e fortalecer oportunidades de trabalho na atividade florestal, com a formação de mão obra especializada para a região de Três Lagoas.

Segundo o gerente de colheita florestal, Tomás Balistiero o processo seletivo foi aberto para toda a comunidade. “Diante da necessidade de mão de obra qualificada a Fibria contratou as 20 pessoas que passaram no processo seletivo e depois iniciou a qualificação. Nós vemos essa estratégia como um investimento nas pessoas e na empresa. Estamos suprindo a necessidade de nosso quadro operacional abrindo oportunidade para aquelas pessoas que buscam formação e uma colocação melhor no mercado do trabalho”.

Tecnologia a serviço da qualificação

Após o processo seletivo, os operadores iniciaram a qualificação e entre um dos requisitos básicos para a conclusão do curso estão 40 horas/aulas em um simulador de máquina de colheita florestal. “A utilização do simulador no processo de formação diminui o tempo que eles passariam dentro de uma máquina aprendendo as técnicas”, explica o coordenador de capacitação operacional da Fibria, Artur Antônio Mazon.

O coordenador ressalta que o simulador possui todas as características de uma máquina real. “É a mesma cabine e comandos e ao término dessas horas, eles já terão adquirido a técnica necessária para iniciar o treinamento no campo, que consiste na prática da colheita”.

Além das técnicas adquiridas no simulador, os operadores também recebem qualificação quanto a conhecimentos básicos sobre a máquina, procedimentos operacionais, rotinas e segurança operacional.

Crescimento profissional

Balistiero explica que boa parte dessas vagas foram disponibilizadas devido ao crescimento profissional dos operadores anteriores. “Quem inicia nesta carreira possui várias possibilidades de crescimento profissional. Tudo depende da dedicação do trabalhador em buscar qualificação e suas entregas. Existem boas possibilidades de crescimento dentro da Fibria”.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 958 mil hectares, dos quais 336 mil são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a norte-americana Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Riedel e Cassiano Maia realizam vistoria em obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas

Compromisso foi o último da agenda do governador de MS no município, na manhã desta sexta-feira, 12.

Capivara gigante é retirada da Lagoa Maior após reprovação técnica da Prefeitura

Objeto virou alvo de críticas e questionamentos da população, onde município alegou que capivara cenográfica não atende padrão técnico e não será paga.

Ação “Caixa Encantada” entrega brinquedos e emociona crianças em Três Lagoas

Campanha mobilizou comunidade e levou solidariedade ao Projeto Social Boa Esperança O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura...