23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Conselho de Medicina defende liberação do aborto até 12ª semana

Saúde – 21/03/2013 – 09:03

O Conselho Federal de Medicina (CFM)  vai enviar parecer ao Senado em que defende a liberação do aborto até a 12ª semana de gravidez. Atualmente, o aborto é permitido em casos de risco à saúde da gestante ou quando a gravidez é resultante de um estupro. É a primeira vez que o CFM e os 27 conselhos regionais, que representam 400 mil médicos brasileiros, se manifestam sobre o aborto.

A opinião da entidade será encaminhada à comissão especial do Senado que analisa a reforma do Código Penal.  Os conselheiros validam a proposta da comissão que permite o aborto em mais três novas situações:  gravidez por emprego não consentido de técnica de reprodução assistida;  anencefalia ou feto com graves e incuráveis anomalias, atestado por dois médicos;  por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação, quando o médico constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas para a maternidade.

Os conselheiros vão além da proposta do novo texto de Código e não mencionam a necessidade de laudo para constatar falta de condições psicológicas que justificariam um aborto.

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que grávidas de fetos sem cérebro poderão optar por interromper a gestação com assistência médica. Por 8 votos a 2, os ministros definiram que o aborto em caso de anencefalia não é crime.

O Conselho Federal afirmou que os conselhos regionais “não são favoráveis ao aborto, mas sim à autonomia da mulher e do médico”.

“É importante frisar que não se decidiu serem os Conselhos de Medicina favoráveis ao aborto, mas, sim, à autonomia da mulher e do médico. Neste sentido, as entidades médicas concordam com a proposta ainda em análise no âmbito do Congresso Nacional”, disse o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.

Segundo o conselho, por meio de sua assessoria de imprensa ,o respeito à autonomia da mulher e o alto índice de mortalidade e de internações de mulheres que fazem abortos clandestinos são razões para a posição do colegiado.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia brasileira recua 0,3% em outubro sob impacto dos juros elevados

Monitor do PIB da FGV aponta desaceleração da atividade, apesar de crescimento de 2,3% no acumulado de 12 meses A economia brasileira registrou queda de...

Vereadores realizam última sessão ordinária do ano e aprovam 10 projetos

Embora a 43ª tenha sido a última sessão ordinária, os parlamentares irão realizar, no dia 18/12 uma extraordinária antes de entrarem no recesso legislativo Na...

Prefeitura de Três Lagoas segue com entrega de mais de 4,5 mil cestas básicas na Campanha Natal Solidário

Com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, ação beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede socioassistencial do município A Prefeitura de...