34.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de novembro, 2026

Hotel caro é maior crítica de turista estrangeiro ao Carnaval do Rio

Geral – 14/02/2013 – 18:02

O alto custo de hospedagem no Rio de Janeiro foi apontado como o principal ponto negativo para turistas estrangeiros que passaram o Carnaval na capital fluminense este ano.

É o que mostrou levantamento divulgado nesta quinta-feira (14), feito em parceria pelo site Consultoria em Turismo, Fundação Cesgranrio e UniverCidade, que ouviu 1.200 turistas internacionais nos bairros da zona sul –Copacabana, Ipanema, Barra, Flamengo, Santa Teresa, Leblon–, bem como no centro da cidade, entre os dias 8 a 11 de fevereiro.

Quando questionados sobre os principais pontos negativos da cidade, mais de um terço dos entrevistados (38%) citou os preços de hospedagem.

Os hotéis foram o meio de hospedagem preferido dos pesquisados, sendo a opção de 72% do total, seguido por apartamentos alugados (14%); casa de amigos (10%) e hospedagem domiciliar (4%).

A rede de hospedagem não foi a única a receber críticas entre os turistas internacionais, que também falaram mal dos serviços de planejamento urbano, infraestrutura e logística.

O mesmo levantamento mostrou que o segundo ponto negativo mais lembrado entre os pesquisados foi limpeza da cidade (25% dos pesquisados), seguido por serviços de táxi (18%) e terminais de chegada à capital, como aeroporto e porto.

RETORNO

Entretanto, mesmo esses pontos negativos não devem impedir que a maioria dos entrevistados retorne ao Rio.

A pesquisa mostrou que 84% deles voltariam à cidade –sendo que 75% dos que responderam aos questionamentos estavam na capital fluminense pela primeira vez.

Os desfiles das escolas de samba, a recepção dos nativos e o Carnaval de rua podem ser as explicações para esse resultado.

Entre os entrevistados, 65% foram ao Sambódromo e 55% consideraram os desfiles excelentes.

Além disso, o principal ponto positivo lembrado pelos estrangeiros em sua estadia no Rio foram a alegria e hospitalidade da população, tópico lembrado por mais de um terço dos pesquisados (34%); seguido por Carnaval de rua (26%).

A pesquisa revelou ainda uma predominância dos turistas europeus, que representaram 42% dos entrevistados, ante 29% de americanos.

Ao detalhar o perfil do turista internacional durante o Carnaval 2013, as entidades informaram que a faixa etária predominante foi entre 28 a 47 anos (49% dos entrevistados), majoritariamente homens (60% do total) e com nível médio de instrução (45% dos pesquisados).

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Certidões de óbito deverão informar quando a morte ocorrer por intervenção policial

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que determina a inclusão de informações sobre as circunstâncias de mortes ocorridas durante ações ou...

Tomate chega perto de R$ 20 o quilo e assusta consumidores; entenda por que o preço disparou

Quem foi ao supermercado ou à feira nos últimos dias pode ter levado um susto ao conferir o preço do tomate. Em alguns estabelecimentos,...

Três Lagoas terá máxima de 35°C e possibilidade de tempestades nesta quinta-feira

Passagem de frente fria deve aumentar as instabilidades, com possibilidade de chuva, raios, granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h em pontos do Estado
error: Conteúdo Protegido