24.4 C
Três Lagoas
domingo, 20 de setembro, 2026

Justiça bloqueia contas e afasta neta acusada de explorar financeiramente idosa de 87 anos em Três Lagoas

Decisão atende pedido do MPMS e determina medidas urgentes para garantir proteção, dignidade e uso correto dos benefícios da vítima

A Justiça concedeu proteção judicial a uma idosa de 87 anos, moradora de Três Lagoas, após o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) identificar indícios de exploração financeira praticada pela própria neta. A decisão determinou o bloqueio imediato das contas bancárias, a devolução de cartões e senhas e retirou da investigada qualquer poder sobre os recursos e benefícios da avó.

A medida foi tomada após a 4ª Promotoria de Justiça apresentar relatórios técnicos que apontaram um quadro de vulnerabilidade, abuso patrimonial e exploração familiar. Embora a idosa esteja acolhida em uma instituição desde 2018, a neta continuava administrando suas finanças, sem transparência e sem comprovação de que os valores eram utilizados em benefício da avó.

Durante a apuração, foram identificados empréstimos consignados realizados sem explicações claras, além da venda do único imóvel da idosa por valor abaixo do mercado. Posteriormente, a neta teria adquirido outro imóvel registrado apenas em seu nome, deixando a avó sem garantia de moradia própria ou reserva financeira.

Diante dos fatos, a Justiça proibiu a neta de movimentar qualquer valor pertencente à idosa, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. Também foi determinado que, em até 24 horas, todos os cartões bancários, senhas e acessos digitais, incluindo aplicativos e conta gov.br, sejam entregues, com acompanhamento da equipe técnica da instituição onde a idosa reside.

A decisão ainda obriga instituições financeiras como BMG, Banco do Brasil, Santander e Sicredi a cancelarem procurações, redefinirem senhas e garantirem que apenas a idosa tenha acesso às contas. O INSS e a AGEPREV também deverão alterar o local de recebimento dos benefícios previdenciários, assegurando que os valores sejam usados exclusivamente em favor da vítima.

O MPMS destacou que a neta dificultava de forma recorrente o acesso da idosa aos próprios benefícios, alterando senhas e realizando transferências sem autorização. A atuação do órgão busca garantir que a renda da idosa seja destinada ao seu cuidado, bem-estar e dignidade, protegendo-a de abusos cometidos dentro do próprio núcleo familiar.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe workshop para fortalecer turismo náutico na Costa Leste

Encontro acontece em 29 de setembro e reunirá empresários, gestores públicos e representantes do setor para discutir estratégias de desenvolvimento regional

Servidora de Três Lagoas apresenta case de sucesso em evento estadual sobre governança pública

Lesliane Zanchett participou do RENAGEI Conecta MS, em Campo Grande, e destacou resultados do município na aplicação do Gestão Gov

Temporal derruba árvores, danifica estruturas e assusta moradores em Três Lagoas

Rajadas de vento acompanhadas de chuva provocaram estragos em diferentes pontos da cidade na tarde deste sábado, 19
error: Conteúdo Protegido