25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Conta de luz ficará mais barata em janeiro com bandeira tarifária verde

Ano de 2026 começa sem cobrança extra na energia elétrica, segundo anúncio da Aneel

O consumidor brasileiro pagará menos na conta de luz em janeiro de 2026. A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta terça-feira, 23 de dezembro de 2025, a aplicação da bandeira tarifária verde no primeiro mês do ano, o que significa ausência de cobrança adicional sobre o consumo de energia elétrica.

De acordo com a Aneel, a decisão reflete a manutenção dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o volume de chuvas registrado nos meses de novembro e dezembro, mesmo com o início do período chuvoso abaixo da média histórica. O cenário permite reduzir o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.

Segundo a agência reguladora, em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma proporção observada em meses anteriores, evitando assim a inclusão de custos extras na conta de energia dos consumidores residenciais, comerciais e industriais.

Em dezembro, a Aneel já havia anunciado a redução da bandeira tarifária vermelha patamar 1 para a amarela. A mudança resultou em uma queda de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, aliviando parcialmente o valor da fatura no fim do ano.

O Ministério de Minas e Energia informou que a adoção da bandeira verde indica um cenário de segurança energética. Nesse contexto, não há necessidade de uso intensivo das termelétricas, que além de mais caras, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

A pasta também ressaltou que, apesar do crescimento das fontes renováveis como solar e eólica, a geração hidrelétrica continua sendo a base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção das usinas depende diretamente do regime de chuvas nas principais bacias hidrográficas do país.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia. Quando a bandeira é verde, não há acréscimos na conta. Já as bandeiras amarela ou vermelha indicam aumento no valor cobrado a cada 100 quilowatts-hora consumidos, conforme as condições do sistema elétrico nacional.

com informações agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões

Mato Grosso do Sul registra 816 casos prováveis de dengue em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações da doença e mais de mil casos prováveis de Chikungunya, não há óbitos registrados até o momento Mato Grosso...