25.6 C
Três Lagoas
sábado, 29 de novembro, 2025

Novo mapa estratégico projeta a segurança pública de Mato Grosso do Sul até 2030

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou, nesta quinta-feira (27), o Mapa Estratégico 2025–2030, concluindo o ciclo de mentoria em gestão e planejamento conduzido pela Oscar 1. O documento reúne missão, visão, os valores e objetivos estratégicos. Além disso foi elaborado a nova estrutura de governança que orientará a execução do Plano Estadual de Segurança Pública.

O material organiza 14 objetivos estratégicos, distribuídos nas perspectivas de Fortalecimento Institucional, Processos Internos e Retorno à Sociedade, abordando temas como capacitação, infraestrutura, governança, inteligência, comunicação e proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente.

A missão foi atualizada para “Proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente, promovendo justiça e segurança pública”, e a visão reforça uma segurança pública integrada, inteligente e inovadora.

Ao comentar a entrega, o general Valério Luiz Lange, sócio fundador da Oscar 1, destacou que o mapa marca o início de um novo ciclo.

“Estamos entregando um planejamento que orienta a Justiça e Segurança Pública até 2030. Também aprimoramos a governança do Plano Estadual de Segurança Pública, com ações práticas e imediatas.Para ele, o trabalho deixa um legado de governança e compromisso institucional. “Uma geração caminha sobre aquilo que a anterior construiu.”

O general Gerson Menandro reforçou a relevância dos documentos. “Foram dois meses intensos que resultaram em materiais imprescindíveis e de excelência, comparáveis – e até superiores – aos melhores produzidos no país. Mato Grosso do Sul pode se orgulhar disso. Agora cabe a nós transformar tudo isso em realidade.”

A coordenadora técnica de Planejamento e Estratégia da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, Katiuscia Campos Fernandes, destacou o avanço para a gestão por resultados. “Sem planejamento, qualquer resultado é apenas um resultado. A efetividade para a sociedade depende de ações coordenadas e estruturadas, que garantem o bom uso dos recursos.”

O secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, que conduziu os trabalhos, afirmou que a próxima etapa exige foco e execução. “Criamos uma estrutura de governança que permitirá tirar do papel tudo o que foi planejado. Agora é executar o monitoramento, a avaliação e trabalhar para colocar as políticas públicas em prática.”

Para o secretário-adjunto Ary Carlos Barbosa, o processo representa um marco raro na trajetória institucional. “Pela primeira vez participo de um planejamento tão robusto, com método, metas claras e objetivos concretos.”

Encerrando o evento, o secretário Antonio Carlos Videira destacou o propósito e a missão da pasta. “Planejamos estrategicamente com visão clara e inspiração divina, para entregar não apenas segurança ou justiça, mas um Estado e um país melhores. Peço a Deus que conceda a cada um de nós o dom e o talento necessários para cumprirmos nossa missão. Que possamos fazer muito além do que acreditamos ser possível hoje. Encerramos este ciclo com orgulho e com a certeza de que estamos construindo o futuro.”

Participaram ainda os coronéis Saulo Ramos de Carvalho e Reinaldo Costa de Almeida Rego, integrantes da equipe de mentoria; o comandante da PMMS, Renato dos Anjos Garnes; o comandante do CBMMS, Frederico Reis Pouso Salas; o delegado-geral da PCMS, Lupérsio Degerone Lucio; o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva; o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini; e o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Imasul prorroga prazos para comprovação da logística reversa de embalagens

A medida busca garantir maior organização às empresas obrigadas a apresentar informações sobre o cumprimento das metas ambientais previstas na legislação vigente.

Suspeito de Três Lagoas é preso com quase 300 kg de maconha após perseguição de 17 km em SP

Motorista tentou fugir em uma BMW, abandonou o veículo e correu para um canavial, porém o passageiro do veículo acabou sendo detido.

Morador de Ilha Solteira morre após cair de ponte em estrada rural de Minas Gerais

Joel Rodrigues da Silva, de 44 anos, dirigia um Renault Duster quando rompeu o corrimão de uma ponte e caiu de cinco metros.