27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

IPVA 2026 em MS mantém desconto de 15% para pagamento à vista e poderá ser parcelado em cinco vezes

Boletos estarão disponíveis a partir de 4 de dezembro; primeira parcela vence em 30 de janeiro

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quarta-feira (12) o decreto que define as regras para o pagamento do IPVA 2026 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O documento mantém o desconto de 15% para pagamento à vista e possibilita o parcelamento em até cinco vezes mensais e iguais.

Quem optar pela parcela única deve efetuar o pagamento até 5 de janeiro de 2026, garantindo o desconto. Já os contribuintes que preferirem o parcelamento terão vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio. O valor mínimo das parcelas é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.

Os boletos estarão disponíveis a partir de 4 de dezembro de 2025, tanto pelos Correios quanto no portal da Sefaz-MS, onde também é possível gerar o DAEMS 19 para pagamento. O imposto pode ser quitado nas instituições financeiras credenciadas ou pela Guia Única de Arrecadação do Detran-MS.

O decreto reforça que nenhum veículo poderá ser licenciado, transferido ou registrado sem o pagamento do IPVA ou a comprovação de isenção. Contribuintes que discordarem dos valores da Tabela IPVA MS 2026 poderão apresentar impugnação no portal e-Fazenda, no módulo e-SAP, em até 20 dias após a notificação.

Com informações Agência de comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.