Projeto que antes recebia apenas jovens amplia participação e emociona a melhor idade com lições sobre cidadania e democracia
A manhã desta quarta-feira foi marcada por sorrisos, curiosidade e muitos aprendizados na Câmara Municipal. Pela primeira vez, o projeto Visita Guiada, promovido pela Escola do Legislativo, abriu suas portas para um grupo de idosos, levando um público cheio de histórias de vida a conhecer de perto o funcionamento do poder legislativo. A iniciativa, que até então recebia apenas crianças e adolescentes, agora celebra o mês do idoso com ações voltadas à inclusão e valorização da terceira idade.
Vindos dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos “Tia Nega”, participantes dos CRAS Interlagos e Ana Maria Moreira puderam explorar o espaço, tirar dúvidas sobre a divisão dos três poderes e compreender o papel da Câmara no dia a dia da população. A proposta partiu da própria Escola do Legislativo, em parceria com o Parlamento Jovem, que desde setembro já vinha estreitando os laços com os idosos ao promover uma campanha solidária de arrecadação de leite.
Para muitos dos visitantes, essa foi a primeira vez dentro do prédio do legislativo. O encantamento era visível. Sirleide Aparecida dos Santos, de 70 anos, contou que nunca havia entrado na Câmara e ficou surpresa com a grandiosidade e beleza do local. Mais do que isso, destacou o quanto aprendeu sobre temas que antes pareciam distantes. Ela, assim como outros participantes, confessou que não sabia exatamente a diferença entre os poderes legislativo e executivo. O impacto positivo da visita reforça a importância de iniciativas voltadas à educação cidadã em todas as faixas etárias.
A visita foi conduzida pela assessora da Escola do Legislativo, Cristina Martins G. da Silva, cuja recepção calorosa cativou os presentes. Os idosos foram recebidos também pelo presidente da Câmara, vereador Tonhão, além dos vereadores Evalda Reis e Professora Maria Diogo. O ex-vereador e diretor geral da Casa, Jurandir da Cunha Viana Júnior, também participou do acolhimento.
Educadores e assistentes sociais que acompanharam o grupo destacaram a relevância da atividade para fortalecer o senso de pertencimento e cidadania dos idosos. A pedagoga Flora Florentina ressaltou que o momento dialoga com os conteúdos do eixo Democracia e Cidadania, trabalhados ao longo do ano com os grupos. Já a assistente social Margarida Fátima Lopo explicou que, dentro da campanha de Valorização Pessoal promovida em outubro, oferecer a visita foi uma forma concreta de mostrar aos idosos que eles são lembrados e respeitados.
Ao todo, serão realizadas três visitas ao longo do mês, sempre com diferentes grupos do SCFVI “Tia Nega”. Além da ação desta quarta-feira, outras duas estão programadas para os dias 15 e 29. A expectativa é de que a experiência se torne parte permanente do projeto Visita Guiada, como forma de incluir de maneira mais efetiva a melhor idade nas ações educativas do legislativo.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a Escola do Legislativo, pelo telefone (67) 3509-6375.