Universidade de Córdoba, na Colômbia, destaca o estado como referência em políticas públicas integradas de saúde humana, animal e ambiental
Mato Grosso do Sul ganhou destaque internacional ao ser reconhecido pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, como referência na implementação do modelo de Saúde Única, abordagem que integra as áreas de saúde humana, animal e ambiental. O reconhecimento veio acompanhado de um convite para a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no 5° Congreso Nacional y 2° Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento (CONASIE 2025), reforçando o protagonismo do estado na formulação de políticas públicas intersetoriais e inovadoras.
A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, relembrou os primeiros passos da estruturação da política, que vai além da saúde humana ao considerar a preservação ambiental e a saúde animal como fundamentais para a promoção da qualidade de vida.
Segundo Maymone, a consolidação da Saúde Única está prevista no Plano Plurianual da Saúde (PPA) 2024–2027 como eixo estratégico da gestão estadual. O avanço institucional foi formalizado com a criação da Coordenadoria de Saúde Única (CSU), incorporada oficialmente ao organograma da SES por meio do Decreto nº 16.232, de 7 de julho de 2023.
A incorporação da Saúde Única à gestão da secretaria é uma ação de governo pensada estrategicamente. O modelo envolve articulação entre equipes técnicas, definição de prioridades integradas e alinhamento entre as ações nas áreas de saúde humana, animal e ambiental. Ela destacou ainda que a iniciativa amplia a capacidade de resposta do estado, otimiza recursos e promove decisões mais ágeis e eficientes no enfrentamento de desafios complexos da saúde pública.
A presença da SES no congresso internacional posiciona Mato Grosso do Sul como uma referência nacional e latino-americana na área. A coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, representará o estado como palestrante no evento, a ser realizado em 2025.
Nosso objetivo é que essa integração fortaleça a capacidade de resposta da secretaria diante de desafios complexos e consolide o estado como referência em políticas públicas inovadoras, com impactos reais e duradouros para a população, destacou Danila.
O vice-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Córdoba, Deivis Luján Rhenals, também celebrou o convite, ressaltando o potencial da parceria.
O convite à Danila reforça o reconhecimento da expertise técnica e científica da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul e abre caminho para parcerias e acordos de cooperação entre as instituições, fortalecendo o intercâmbio acadêmico, científico e institucional entre Brasil e Colômbia, afirmou.
O modelo de Saúde Única vem ganhando reconhecimento como uma das principais apostas globais para o enfrentamento de desafios sanitários complexos, especialmente em contextos de mudanças climáticas, zoonoses e degradação ambiental. Com a atuação integrada entre setores, Mato Grosso do Sul se destaca como um dos estados pioneiros na institucionalização da abordagem no Brasil.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul