Avanço de massa de ar frio deve provocar chuvas isoladas, ventos fortes e queda brusca nos termômetros, segundo Cemtec/MS
A semana começa com mudanças no clima em Três Lagoas e região. De acordo com o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o avanço de uma frente fria combinado ao transporte de calor e umidade irá favorecer o aumento da nebulosidade e a possibilidade de pancadas de chuva nesta segunda-feira, 25. Há risco de tempestades localizadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h.
Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica e o deslocamento de cavados irão intensificar as instabilidades no estado, sobretudo nas regiões sul, sudoeste e sudeste. No norte, a previsão indica apenas aumento de nuvens e chuvas isoladas.
Em Três Lagoas e no leste do estado, os termômetros devem variar entre 11°C e 17°C nas mínimas e atingir até 34°C nas máximas. Já nas regiões sul e cone-sul, a queda será mais acentuada, com mínimas podendo chegar a 7°C e máximas entre 14°C e 19°C.
Segundo o Cemtec, entre os dias 24 e 26 de agosto a massa de ar frio deve se intensificar, derrubando ainda mais as temperaturas em várias partes do estado. No sul, pontualmente, os termômetros podem registrar valores abaixo de 5°C.
O órgão alerta ainda para rajadas de vento que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de valores superiores em algumas localidades. O Cemtec recomenda atenção redobrada durante o período de instabilidade, especialmente motoristas e moradores de áreas mais expostas a ventanias.