22.2 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Governo Federal confirma leilão da Hidrovia do Rio Paraguai para dezembro de 2025

O Governo Federal confirmou nesta semana que o leilão para a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai será realizado em dezembro de 2025, na sede da B3, em São Paulo. A concessão abrangerá cerca de 600 km do rio, entre Ladário e Porto Murtinho (MS), com investimentos estimados em mais de R$ 60 milhões.

Inicialmente previsto para julho, o leilão foi adiado por decisão do Ministério de Portos e Aeroportos. Esta será a primeira concessão de hidrovia do país, com foco em modernizar o transporte fluvial, reduzir custos logísticos e impulsionar a competitividade da produção mineral e agrícola do Estado.

O contrato terá duração inicial de 15 anos, prorrogáveis, e inclui ações como dragagem, balizamento, sinalização e implantação de sistemas de gestão de tráfego hidroviário. A expectativa é de crescimento no volume de cargas e redução no tráfego de carretas na BR-262, com ganhos em segurança e sustentabilidade.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destaca que a concessão é estratégica: “Representa um divisor de águas para a economia do Estado e reforça o protagonismo de Corumbá e Ladário na navegação fluvial”.

O projeto prevê ainda R$ 40 milhões em ações ambientais, alinhadas à meta estadual de atingir carbono zero até 2030. No entanto, a proposta ainda passa por análise técnica do Ibama e enfrenta resistência do Ministério do Meio Ambiente, devido aos impactos potenciais no Pantanal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil elucida rapidamente morte de ‘Tchula’ e prende suspeito em flagrante

Investigações coordenadas pelo delegado Ricardo Cavagna, da SIG resultaram na apreensão das armas do crime e na identificação de outros envolvidos no crime.

Riedel e Cassiano Maia realizam vistoria em obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas

Compromisso foi o último da agenda do governador de MS no município, na manhã desta sexta-feira, 12.

Capivara gigante é retirada da Lagoa Maior após reprovação técnica da Prefeitura

Objeto virou alvo de críticas e questionamentos da população, onde município alegou que capivara cenográfica não atende padrão técnico e não será paga.