29.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 13 de fevereiro, 2026

Governo de MS prioriza ferrovia e integração logística em debate nacional sobre transporte

O Governo de Mato Grosso do Sul elencou a retomada do transporte ferroviário como principal prioridade logística para o estado, além de melhorias nas rodovias, ampliação das hidrovias e revitalização de aeroportos. A estratégia foi apresentada pelo secretário Jaime Verruck (Semadesc) durante o 9º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050, realizado em Campo Grande pela Famasul e Ministério dos Transportes.

O evento, parte da segunda fase do PNL 2050, reuniu representantes públicos e privados para discutir os desafios e soluções para a infraestrutura de transporte no Centro-Oeste. Segundo Verruck, a ferrovia representa o maior gargalo atual do estado, enquanto projetos rodoviários já avançam. Ele também destacou o papel da Rota Bioceânica como alternativa estratégica futura.

“O sistema logístico precisa ser eficiente para reduzir custos e tempo. Hoje, a matriz é concentrada em caminhões, o que encarece o frete. A intermodalidade é essencial para garantir competitividade, especialmente em um estado exportador como o nosso”, explicou.

A discussão do PNL com foco local foi considerada fundamental pelo secretário: “Sem esse diálogo, os planos ficam genéricos. O diagnóstico tem que partir da realidade dos estados.”

A subsecretária do Ministério dos Transportes, Larissa Spínola, reforçou o compromisso do Governo Federal com a escuta regional: “Precisamos percorrer o Brasil para entender o Brasil. Estamos aqui para ouvi-los.”

A metodologia do PNL 2050 inclui análise técnica de dados de tráfego, acessibilidade, sustentabilidade e integração regional, com o objetivo de nortear investimentos em infraestrutura até 2050.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora