36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

MS lança programa “Envelhecer é Legal” para combater o idadismo e valorizar a população idosa

Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente o Programa Estadual “Envelhecer é Legal”, uma iniciativa que marca o início das ações do Junho Prata — mês dedicado à valorização, proteção e conscientização sobre os direitos das pessoas idosas. A medida foi instituída por resolução publicada no Diário Oficial do Estado.

O programa tem como principal objetivo enfrentar o idadismo — preconceito com base na idade — e promover uma mudança cultural na forma como o envelhecimento é percebido pela sociedade. Estruturado em três eixos principais, o “Envelhecer é Legal” contempla: o fortalecimento do marco normativo e institucional; ações de educação e sensibilização; e estímulo à convivência intergeracional e ao protagonismo da pessoa idosa.

A secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, considera o programa um marco para a construção de um estado mais justo e inclusivo. “Envelhecer é um direito. Com esse programa, o Governo reafirma seu compromisso com a dignidade, o respeito e a valorização das pessoas idosas”, afirmou.

A iniciativa será coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e contará com o apoio de diferentes esferas públicas e privadas, incluindo municípios, universidades, sociedade civil e setor empresarial, em uma abordagem descentralizada.

Segundo a subsecretária Zirleide Barbosa, o programa é uma resposta à rápida transição demográfica do estado. “Envelhecer bem exige segurança, saúde e solidariedade. Cada pessoa envelhece de forma diferente, e é nosso dever garantir que todas possam exercer plenamente sua cidadania”, disse.

Entre as diretrizes do programa estão o fortalecimento das redes de cuidado, o incentivo à pesquisa sobre o envelhecimento e a promoção de uma nova narrativa social sobre a velhice — mais positiva, diversa e respeitosa.

O “Envelhecer é Legal” integra a carteira de projetos estratégicos da SEC, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 6.186/2023.

Junho Prata 2025

Com o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, a campanha Junho Prata deste ano destaca a importância do diálogo entre gerações para promover uma cultura de paz, cuidado e solidariedade.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...