30.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio, 2025

Três Lagoas realizará ações de combate à LGBTfobia

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, a Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual LGBT+, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e com a Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis (ATGLT), realizará ações durante o mês de maio. As atividades têm como objetivo destacar a importância da data como um marco na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ e no enfrentamento ao preconceito e à discriminação.

Durante o mês, serão promovidas as seguintes ações:

• Entrevistas nos meios de comunicação: esclarecimento sobre o significado do dia 17 de maio, data emblemática para a luta da comunidade LGBT+.
• Blitz educativa: abordagem a profissionais do sexo LGBT+ sobre direitos e deveres, com divulgação da Lei nº 3.157/2005, entre outras informações.
• Visitas a unidades prisionais: ações nas unidades prisionais de Três Lagoas — Penitenciária Masculina e Estabelecimento Penal Feminino — com foco na população LGBT+ em custódia.
• Oficinas e palestras: com o tema “Diversidade Sexual, Preconceito e Discriminação”.
• Live sobre cidadania LGBT+: debate online com foco nos direitos e na promoção da cidadania da população LGBT+.

A escolha do dia 17 de maio remete à retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990. Esse gesto representou um avanço significativo na desconstrução de estigmas e no reconhecimento da dignidade das pessoas LGBTQIAPN+.

Conforme os envolvidos, apesar dos progressos, a realidade ainda impõe diversos desafios. A violência, a exclusão e a violação de direitos seguem presentes no cotidiano de muitas pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil. Nesse contexto, a rede de apoio à comunidade LGBT+ exerce um papel fundamental, acolhendo e apoiando aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade, por meio de atendimento especializado, orientações e encaminhamentos.

“O combate à LGBTfobia é um dever coletivo. Denunciar práticas discriminatórias, garantir proteção às vítimas e promover o respeito à diversidade são passos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, segura e inclusiva”, explicou a organização da ações.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas se destaca no Circuito Fedams e conquista 47 medalhas na natação

A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) da Prefeitura de Três Lagoas obteve um desempenho expressivo no Circuito...

Criminoso é preso ao tentar furtar fiação elétrica durante queda de energia no Interlagos

Autor, de 53 anos foi encontrado escondido em barraco de lona com ferramentas utilizadas no crime.

Força Tática cumpre três mandados de prisão no Paranapungá

Homem de 30 anos, já conhecido no meio policial, foi capturado durante patrulhamento em Três Lagoas.