22 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Vacinação contra Hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil

A vacinação contra hepatite A no Brasil agora também será indicada para pessoas que usam PrEP, tratamento preventivo contra o HIV. A ampliação foi anunciada pelo Ministério da Saúde para conter surtos da doença entre adultos, já que a hepatite A passou a afetar mais essa faixa etária após a vacinação infantil iniciada em 2014.

A meta é imunizar 80% dos mais de 120 mil usuários de PrEP no SUS, com duas doses da vacina aplicadas em um intervalo de seis meses. Para receber a vacina, é necessário apresentar receita médica indicando o uso da PrEP, e a aplicação será feita nos serviços de referência.

A hepatite A, causada por um vírus que inflama o fígado, é mais grave em adultos. Embora a transmissão principal seja fecal-oral, desde 2016 a OMS alerta para o aumento de casos ligados a práticas sexuais. No Brasil, surtos entre homens que fazem sexo com homens foram detectados desde 2017, sendo controlados com ações de vacinação.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...