25.9 C
Três Lagoas
domingo, 2 de novembro, 2025

Curso de pães e salgados capacita reeducandos e abre portas para nova profissão

Transformar ingredientes simples em novas oportunidades de vida. Foi com esse propósito que um curso de panificação e produção de salgados foi ofertado esta semana a reeducandos do Estabelecimento Penal de Bataguassu . A iniciativa proporcionou não apenas aprendizado técnico, mas também a possibilidade de recomeçar com dignidade e uma profissão nas mãos.

Promovida por meio de parceria entre a  Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a capacitação teve carga horária de 24 horas e abordou a produção caseira de pães e salgados, com foco na qualidade dos alimentos, higiene e educação alimentar.

Durante o curso, os participantes aprenderam a preparar uma variedade de produtos, como pães de batata, integral e de alho, além de salgados como esfiha e empadão, e doces como cuca e sonho. As aulas foram divididas entre teoria e prática, com destaque para boas práticas de fabricação e sustentabilidade.

Para o diretor-presidente do presídio, Luiz Fernando da Silva Jesus, iniciativas como essa são essenciais para romper o ciclo da criminalidade. “Oferecer qualificação dentro das unidades prisionais é dar uma nova chance a essas pessoas. É por meio de oportunidades como essa que conseguimos construir caminhos reais de transformação e inclusão social”, destacou.

As ações voltadas à educação e profissionalização dos custodiados da Agepen são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional, e fazem parte de uma política voltada à construção de um futuro mais digno e produtivo para quem busca recomeçar.

Informações: Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra 8.252 casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS

A nova edição contempla 302 atletas e 41 técnicos, com um investimento total de R$ 4,2 milhões, destinados ao pagamento dos benefícios ao longo de 12 meses, os recursos vêm do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos).

Gestores municipais de cultura se reúnem em seminário para fortalecer a economia criativa em MS

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o seminário reforça o compromisso do Governo do Estado em promover políticas públicas que gerem impacto social e econômico.