18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

Cientistas descobrem nova cor invisível a olho nu, chamada “olo”

Pesquisadores afirmam ter descoberto uma nova cor, chamada “olo”, durante um estudo inédito que controlou a atividade das células da retina individualmente. A cor foi descrita como um azul-esverdeado extremamente saturado, mas não pode ser vista naturalmente nem reproduzida em telas, por estar fora do espectro de cores visível ao olho humano.

O experimento, publicado na revista Science Advances, usou lasers para estimular apenas um tipo de célula cone (M), sem ativar as outras duas (L e S) — algo que não acontece na visão comum, onde todos os cones são estimulados simultaneamente.

A nova cor foi comparada a tons como azul-petróleo e verde com azul, e chamou atenção pela intensidade nunca antes percebida. Um dos cientistas, Ren Ng, descreveu a experiência como “ver pela primeira vez algo totalmente fora do repertório visual comum, como se descobrisse o vermelho após uma vida vendo apenas tons de rosa”.

Apesar de olo não poder ser reproduzida visualmente, a pesquisa abre portas para novas formas de entender como o cérebro interpreta cores.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga por R$ 600 acaba com trio na delegacia no Jardim Oiti

Confusão começou após acusação de furto de R$ 600 entre amigas e terminou com agressões, feridas e intervenção da Polícia Militar.

Imasul divulga dados de chuva e nível dos rios de Mato Grosso do Sul

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o monitoramento contínuo é essencial para a gestão adequada dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre).