22 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Cientistas descobrem nova cor invisível a olho nu, chamada “olo”

Pesquisadores afirmam ter descoberto uma nova cor, chamada “olo”, durante um estudo inédito que controlou a atividade das células da retina individualmente. A cor foi descrita como um azul-esverdeado extremamente saturado, mas não pode ser vista naturalmente nem reproduzida em telas, por estar fora do espectro de cores visível ao olho humano.

O experimento, publicado na revista Science Advances, usou lasers para estimular apenas um tipo de célula cone (M), sem ativar as outras duas (L e S) — algo que não acontece na visão comum, onde todos os cones são estimulados simultaneamente.

A nova cor foi comparada a tons como azul-petróleo e verde com azul, e chamou atenção pela intensidade nunca antes percebida. Um dos cientistas, Ren Ng, descreveu a experiência como “ver pela primeira vez algo totalmente fora do repertório visual comum, como se descobrisse o vermelho após uma vida vendo apenas tons de rosa”.

Apesar de olo não poder ser reproduzida visualmente, a pesquisa abre portas para novas formas de entender como o cérebro interpreta cores.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...