34.5 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Ferramenta de IA auxilia diagnóstico de epilepsia causada por displasia cortical focal

Pesquisadores internacionais desenvolveram uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) capaz de identificar lesões cerebrais associadas à displasia cortical focal, uma das principais causas de epilepsia refratária a medicamentos, difícil de diagnosticar. A pesquisa foi publicada na JAMA Neurology.

A displasia cortical focal é uma malformação no córtex cerebral que dificulta o tratamento com anticonvulsivos, tornando a cirurgia a única alternativa viável. Contudo, as lesões associadas a essa condição são muitas vezes sutis e difíceis de identificar. Utilizando técnicas de aprendizado de máquina e análise de ressonância magnética de 1.185 participantes, incluindo 703 com a condição e 482 controles, a ferramenta MELD Graph conseguiu detectar 64% das anomalias cerebrais não percebidas por médicos radiologistas.

A MELD Graph pode beneficiar mais de 4 milhões de pessoas mundialmente que convivem com essa forma de epilepsia. O desenvolvimento da ferramenta foi liderado por pesquisadores do King’s College London e do University College London, com imagens de ressonância magnética fornecidas por 23 centros de pesquisa em epilepsia ao redor do mundo, incluindo o Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN).

De acordo com Clarissa Yasuda, professora da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp), a ferramenta pode acelerar o diagnóstico e melhorar a qualidade de vida de pacientes, que frequentemente sofrem de crises epilépticas diárias não controladas por medicamentos. Luca Palma, do Bambino Gesù Children’s Hospital, na Itália, relatou que a MELD Graph identificou uma lesão cerebral em um menino de 12 anos que não havia sido detectada por radiologistas, mostrando o potencial da IA para planejar cirurgias com mais precisão.

Além de aprimorar os tratamentos, a ferramenta também oferece novos insights sobre a displasia cortical focal, ajudando a entender suas origens e padrões, segundo o professor Fernando Cendes, coordenador do BRAINN.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa paga saque do FGTS para demitidos a partir de segunda-feira

Saldo bloqueado será liberado a trabalhadores demitidos entre 2020 e 2025 em duas parcelas A Caixa Econômica Federal iniciará, em 29 de janeiro, o pagamento...

Matrículas presenciais da REME 2026 começam em janeiro em Três Lagoas

Confirmação de vagas ocorre após divulgação das listas de designação, nos dias 14 e 28 de janeiro de 2026 Com o encerramento da primeira fase...

Dengue não tira férias e pode matar: prefeitura reforça alerta

Mesmo no período de descanso, cuidados contra o Aedes aegypti precisam ser mantidos para evitar casos graves da doença Mesmo durante as férias, o perigo...