23.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Campanha “MS Vacina Mais – Dengue” tem baixa adesão em Três Lagoas

A campanha “MS Vacina Mais – Dengue”, realizada em Três Lagoas entre os dias 27 de janeiro e 25 de fevereiro de 2025, visou intensificar a imunização contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e teve como meta aumentar a cobertura vacinal na cidade.

No entanto, apesar dos esforços, como ampliação de horários e vacinação também nos finais de semana, a adesão à campanha ficou abaixo do esperado. Foram aplicadas 670 doses da primeira dose (D1) e 360 da segunda dose (D2), muito aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 9.600 doses. A primeira dose atingiu 72,56% da meta, com 7.585 doses, enquanto a segunda dose alcançou apenas 30,29%, com 3.504 doses administradas.

A baixa adesão foi especialmente evidente durante os finais de semana. Entre os dias 1º e 22 de fevereiro, as ações de vacinação nos bairros resultaram em apenas 42 doses aplicadas, divididas entre Santa Luzia, Vila Piloto, Paranapungá e Santa Rita.

Apesar de o prazo da campanha ter se encerrado, a vacina contra a dengue segue disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) durante o horário de expediente. A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, explicou que, ao contrário de outros municípios que ampliaram a faixa etária devido ao vencimento dos lotes de vacinas, Três Lagoas não precisará adotar essa medida, já que os imunizantes em estoque têm validade até setembro e dezembro deste ano.

A Prefeitura de Três Lagoas fez um apelo à população, especialmente aos pais e responsáveis, para que levem os jovens para completar o esquema vacinal, reforçando que a segunda dose é fundamental para garantir a proteção contra a doença. Além da vacina contra a dengue, as Unidades de Saúde continuam oferecendo vacinas para adolescentes, incluindo a meningocócica ACWY e o HPV, que também são essenciais na prevenção de doenças graves.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.