26.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio, 2025

Estudo indica que músicos em dueto entram em sincronia cerebral

Cultura – 29/11/2012 – 13:11

Estudo publicado nesta quinta-feira (29) mostra que a harmonia de um dueto vai além da questão musical. Quando duas pessoas executam uma canção juntos, seus cérebros entram em sincronia, de acordo com pesquisadores do Intituto Max Planck de Desenvolvimento Humano, em Berlim, na Alemanha.

Cientistas do mesmo grupo já tinham mostrado, em 2009, que quando dois músicos tocam ou cantam as mesmas notas ao mesmo tempo, eles apresentam atividades cerebrais sincrônicas. O novo trabalho, liderado por Johanna Sänger, foi além e mostrou que essa sincronia acontece mesmo se os dois não estiverem tocando as mesmas notas.

No estudo, os músicos executavam partes diferentes da mesma canção. Cada um tinha uma parte pré-determinada e tinha que prestar atenção ao que o outro estava tocando para saber quando começar. Enquanto tocavam – a experiência foi feita com 32 violonistas experientes –, os músicos tiveram a atividade cerebral monitorada por eletrodos.Seus cérebros apresentaram as mesmas oscilações, independentemente de quem estivesse tocando no momento.

As áreas do cérebro mais ativadas foram aquelas ligadas às relações sociais e à produção musical.

Para os pesquisadores, é provável que fenômenos semelhantes ocorram também em outras situações, como em esportes coletivos ou mesmo em uma conversa corriqueira. A pesquisa foi publicada pela revista científica “Frontiers of Neuroscience”.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar apreende adolescente e recupera moto furtada no Guanabara

Suspeito de 15 anos tentou fugir e arremessou iPhone contra parede durante perseguição veículo havia sido furtado em abril.

Pizzaria é furtada durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Forno, notebooks e até vara de pescar estavam entre os itens levados, onde parte do material foi localizado em imóvel já conhecido pela polícia.

Mulher é presa por homicídio triplamente qualificado pela Polícia Civil de Três Lagoas

Condenada participou do assassinato brutal de jovem em 2017 e integrava organização criminosa, segundo a Polícia Civil.