26.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

Idade da primeira menstruação prevê risco de doença cardiovascular

Saúde – 14/11/2012 – 17:11

A idade da primeira menstruação, ou menarca, pode prever o risco de doença cardiovascular no futuro. É o que revelam pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA.

O trabalho afirma que o primeiro ciclo menstrual está associado com aumento do índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a obesidade geral na idade adulta.

A doença cardiovascular é a principal causa de morte em mulheres nos Estados Unidos. Quando comparadas aos homens, as mulheres podem manifestar a doença clínica mais tarde na vida, tornando o padrão que prevê os riscos, menos confiável.

A equipe avaliou 1.638 mulheres que participaram de um estudo nacional entre 2002 e 2005. As participantes tinham 40 anos de idade ou mais, pesavam menos de 160 kg e não estavam grávidas.

As mulheres foram submetidas a um exame físico, juntamente com análises de laboratório para medir a adiposidade visceral (gordura em torno do abdômen) e adiposidade subcutânea (gordura sob a pele).

O estudo avaliou a relação entre ambos os tipos de gordura e fatores reprodutivos do sexo feminino, após ajuste para idade, tabagismo, consumo de álcool, índice de atividade física, terapia de reposição hormonal e menopausa.

Os resultados demonstraram que a idade do primeiro ciclo menstrual foi associada com depósitos generalizados de gordura no organismo, mas não regionais.

“Esta pesquisa sugere que fatores de risco reprodutivos femininos, especificamente o início da menarca, estão associados com adiposidade geral, mas não com os índices específicos de distribuição de gordura corporal”, destaca a autora sênior Caroline S. Fox.

A equipe agora pretende avaliar se esses fatores de risco femininos podem ser usados para direcionar intervenções de estilo de vida em mulheres de alto risco para evitar as consequências metabólicas da obesidade e doenças cardiovasculares.

Fonte: Do R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Três Lagoas Unida Contra o Frio” é o lema da campanha do agasalho 2025, lançada nesta quinta-feira (15)

Nesta manhã de quinta-feira (15), a Prefeitura de Três Lagoas realizou o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, com o tema “Três Lagoas Unida Contra...

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.

Suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional

A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.