29.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Saúde promove Semana de Prevenção do Câncer Bucal

Saúde – 30/10/2012 – 14:10

Exames preventivos da doença serão feitos pelos dentistas nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo a Semana de Prevenção do Câncer Bucal, no período dos dias 5, 6 e 7 de novembro.

As ações desta campanha preventiva deverão ser feitas em todos os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Unidade Básica de Saúde (UBS), nos horários de atendimento dos dentistas.

Além do atendimento normal, os dentistas farão exames específicos de prevenção do câncer bucal, como antecipou a coordenadora de Saúde Bucal, Sandra Maria conde de Moraes.

Nesta campanha de Prevenção do Câncer Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Mato Grosso do Sul.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, o câncer bucal se manifesta através de tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O exame rotineiro da boca, feito por um profissional de saúde, pode diagnosticar a tempo essaslesões, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

CEM passa a realizar vasectomias em Três Lagoas a partir de novembro

Procedimento será ofertado via regulação do SUS e integra ações do Novembro Azul para ampliar o cuidado com a saúde do homem. Em alusão ao...