22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Crimes violentos registram queda em MS no primeiro semestre, segundo SEJUSP

Interior do Estado registrou uma redução de 21% nos crimes de roubo, 14% de crimes de homicídio doloso e uma redução superior a 66% nos números de feminicídio.

Um levantamento da SEJUSP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) demonstra a queda nos números de ocorrências de crimes violentos em Mato Grosso do Sul no período entre de janeiro a junho de 2023. Conforme o comparativo, o interior do Estado registrou uma redução de 21% nos crimes de roubo, 14% de crimes de homicídio doloso e uma redução superior a 66% nos números de feminicídio.

Para o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, a redução dos crimes em números absolutos no Estado, Capital e Faixa de Fronteira demonstra de forma inequívoca que a política de Segurança Pública praticada no nosso Estado é uma prática de sucesso e os frutos do bom investimento, capacitação, integração das Forças e o uso da inteligência policial para o exercício da atividade.

É uma prática de sucesso e os frutos do bom investimento, capacitação, integração das Forças e o uso da inteligência policial para o exercício da atividade. Tivemos nos anos anteriores um grande investimento na Segurança Pública e os números aqui apresentados são os resultados desses investimentos e do uso de tais equipamentos para a consecução dos objetivos da Segurança Pública: dar à população a sensação de segurança no seu dia a dia”, avalia. Os roubos de veículos também redução neste primeiro semestre. Em todo Mato Grosso do Sul foi identificada queda de 21% neste tipo de crime, sendo que Campo Grande teve redução de 8,7%, interior -34,5%; e faixa de fronteira -32,7%.

Segundo a comandante-geral em exercício da Polícia Militar, coronel Neidy Barbosa Centurião, a redução dos índices de crimes violentos é fruto das ações práticas desenvolvidas por meio do Planejamento Estratégico da PMMS (Polícia Militar) estruturado de 2023 até 2026. Com policiais militares devidamente capacitados, realizando o policiamento ostensivo e preventivo de qualidade e agregando valor a todas as demais áreas do Estado. A PMMS segue cumprindo a sua missão de melhor atender a população sul-mato-grossense”, destaca.

Na Capital, o comparativo aponta redução de 33% nos crimes de feminicídio; -13% de roubos e -10% nos crimes de furto. Já na Faixa de Fronteira foi identificada uma redução de 21% nos crimes de homicídio doloso; – 19% de roubo e – 32% de roubo a veículos. Considerando todo o Estado, os números apontam uma grande redução nos crimes de feminicídio (-58%), roubo (-15,8%) e homicídio doloso (-11%).

A delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Elaine Benicasa, avalia que a a diminuição de feminicídios em Mato Grosso do Sul está ligada ao aumento contínuo de registro de Boletins de Ocorrência, desde 2015, na Casa da Mulher. Ela destaca, ainda, a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela rede proteção.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...