22.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Falta de graduação reduz oferta de terapeutas ocupacionais em MS

Reconhecimento é principal desafio de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, avalia o presidente do conselho regional

Nesta quinta-feira (13), data que celebra o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, a principal reivindicação desses profissionais é a valorização das categorias pela sociedade e pelo poder público. “Os nossos maiores desafios ainda são o reconhecimento das profissões”, afirma o presidente da Crefito 13 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13ª Região), Renato Silva Nacer.

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são trabalhadores que auxiliam na recuperação de pacientes debilitados a conquistar autonomia sobre atividades diárias. 

Os terapeutas ocupacionais atuam na prevenção e tratamento de pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, enquanto os fisioterapeutas avaliam as lesões dos indivíduos e definem tratamento por meio de exercícios físicos. 

Segundo o representante da Crefito-13, a entidade tem tentado estreitar vínculos com o poder público para mostrar o custo-efetividade da contratação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e demonstrar a importância desses profissionais para a saúde pública, mas como ele classifica, “o caminho ainda é longo” até conseguir avanços sobre essa pauta.

Mato Grosso do Sul não tem, atualmente, uma faculdade de terapia ocupacional, o que tem refletido diretamente na oferta desses trabalhadores na rede de saúde do estado. De acordo com a Crefito 13, o Estado, atualmente, possui 4.050 Fisioterapeutas e 250 Terapeutas Ocupacionais credenciados.

“Infelizmente muitos pacientes acabam ficando sem assistência terapêutica ocupacional por não termos, aqui no estado, profissionais suficientes para atender a demanda do mercado”, afirma o presidente da Crefito. Ele acrescenta que a entidade tem trabalhado para viabilizar a abertura de um curso de graduação. “Acredito que o teremos em breve”, promete. 

MIDIAMAX

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Espetáculo “AfroAfetos” chega a Três Lagoas com entrada gratuita

Apresentação acontece dia 15 de novembro, às 19h, no Acapela Cine Teatro, com ingressos limitados e acessibilidade em Libras. O espetáculo “AfroAfetos” será apresentado em...

Roadshow da Hotelaria reúne setor turístico e hoteleiro em Três Lagoas

Evento promovido pelo Sebrae e parceiros fortalece networking e oportunidades de negócios no turismo regional. O Roadshow da Hotelaria MS 2025 foi realizado nesta terça-feira...

Nona parcela do IPTU 2025 vence amanhã em Três Lagoas

Contribuintes podem emitir a guia pela internet ou retirar no Paço Municipal. A nona parcela do IPTU 2025 vence amanhã, os contribuintes que optaram pelo...