17.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho, 2025

Lagoa transborda durante temporal e água invade mais de 30 casas em cidade de MS

Noite e madrugada serão de alerta com possibilidade de mais chuvas

Mais de 30 famílias tiveram as casas alagadas após a Lagoa do Sapo transbordar na região central de Batayporã. Forte chuva de aproximadamente 120 mm em uma hora transbordou a lagoa e com isso a água invadiu as casas em um perímetro de várias quadras, no final da tarde desta quarta-feira (12).

Famílias receberam ajuda da prefeitura e foram retiradas a barco. Neste momento, os moradores aguardam a água baixar para verem os estragos. Moradores foram para casas de parentes ou amigos e uma idosa sem familiar na cidade foi acolhida. De acordo com o prefeito Germino Roz (PSDB), a noite e madrugada será de alerta para os moradores e equipes da prefeitura, pois pode haver mais chuva.

Nesta quinta-feira (13), será dia de limpeza nas casas e ver o que foi destruído. Além da retirada das pessoas, as equipes também elevaram os móveis nas residências na tentativa de salvar os pertences.
Ainda segundo o prefeito, em 1 ano e 9 meses foram cinco inundações, período do atual mandato. A administração realizou processo licitatório para empresa de engenharia que faz estudos para entrega de projeto que acabe de vez com o problema.

“Nós também fazemos as previsões, porém o esperado era chuva de 40 mm”, diz Germino. Ainda segundo o chefe do executivo, com chuvas a partir de 60 mm, já ocorre o transbordamento da Lagoa do Sapo.

Ainda segundo o prefeito, o projeto para o devido escoamento deverá ser integrado ao Plano Diretor Municipal. “Esse é um problema antigo na cidade”, diz. A prefeitura acredita que as obras para acabarem de vez com os transtornos, deverão ocorrer em etapas e podem se estender até para outras administrações.

Obra inicial para o devido escoamento, pode custar aproximadamente R$ 15 milhões. “Fizemos o edital licitatório e agora ocorre o processo para entrega do projeto de engenharia e estamos em conversa com o Governo do Estado”, disse.

Fonte: MidiaMax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

Programa do governo visa áreas com carência de serviços especializados Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao Sistema Único de...

SEJUVEL abre inscrições para aulas gratuitas do Projeto Ritbox destinadas a mulheres

Estão abertas a partir desta terça-feira, dia 29 de julho, as inscrições para as aulas gratuitas do Projeto Ritbox da Prefeitura de Três Lagoas,...

Trabalhador é arremessado de carro em capotamento e morre após ser internado em hospital de Três Lagoas

Luiz Fernando, de Água Clara, não resistiu aos ferimentos após acidente violento na MS 324, onde via é conhecida por más condições e alto risco de acidentes.