26.8 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Município registra duas notificações de gripe H1N1

Saúde – 03/07/2012 – 14:07

Os casos da gripe H1N1, que já provocaram três mortes em Campo Grande neste ano, vêm aumentando a cada semana no Mato Grosso do Sul, em especial na Capital, que já possui 56 casos confirmados. Após apenas cinco dias da confirmação do último óbito, os possíveis casos aumentaram no Estado, totalizando 124 nesta terça-feira (3), conforme boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado hoje.

A notificação é quando o paciente vai a uma unidade de saúde com os sintomas da doença, mas o caso só é confirmado somente por meio de exames. Assim, de acordo com a Sesau (Secretaria de Saúde da Capital), em exame laboratorial, 56 casos de gripe A (H1N1 ou gripe suína) já foram confirmados até agora em Campo Grande. As autoridades já notificaram 105 casos e ainda há oito em investigação.

O número na Capital é 50% maior que o registrado em 2009, quando houve pandemia da doença, que teve 36 casos confirmados. A Capital estava, também, há dois anos sem registrar óbitos em decorrência da gripe A, que já matou três pessoas e pode ainda ter feito, pelo menos, mais duas vítimas este ano na cidade.

Último óbito a menos de uma semana

O caso da morte de uma gestante de 25 anos, na última quinta-feira (28) foi a mais recente vítima do vírus H1N1 no município, segundo a secretaria municipal. Conforme as autoridade da área, a mulher não teria tomado vacina contra a doença durante a campanha e também não fazia tratamento pré-natal. Conforme a Sesau, é a terceira morte confirmada pela gripe em 2012 na cidade e os outros dois casos não foram relatados.

Números pelo MS

Do total no Estado, as confirmações já chegam a 60 casos de H1N1 e ainda há 20 em investigação, conforme o boletim da SES, com registros de janeiro a 2 de julho de 2012.

O total de notificações são os 124, sendo 105 estão em Campo Grande, oito em Dourados, quatro em Maracaju e mais, duas em cada nos municípios de Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas; e ainda uma em Eldorado, Fátima do Sul e Costa Rica.

As mortes no Mato Grosso do Sul são contabilizadas nos três óbitos de Campo Grande.

Fonte: Capital News / Foto: Capital News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...

Projeto prevê consultas psiquiátricas por teleatendimento para estudantes universitários em todo o país

Proposta em análise na Câmara quer ampliar acesso à saúde mental, reduzir evasão acadêmica e priorizar alunos de baixa renda por meio do SUS